Ao vivo
Programa Silvio Santos
Carousel item 339851
Carousel item 327704
Carousel item 323357

Programa Silvio Santos

As noites de domingo são muito mais alegres com o Programa Silvio Santos em várias horas de diversão garantida, games, convidados famosos, brincadeiras com o auditório, além de boas gargalhadas.

Irreverente, criativo e animado, Silvio Santos e Patricia Abravanel interagem com o público de uma forma bem descontraída. A ideia é que a plateia participe da atração e possa ganhar uma série de prêmios.

Uma trajetória de sucesso

Em 1960, mesmo tendo completado 10 anos da primeira transmissão no pais, a TV ainda engatinhava no Brasil. Mas Silvio Santos, que já comandava programas de TV, levava multidões a se sentar diante da telinha para assistir a uma criação sua: Vamos Brincar de Forca, game-show exibido no horário nobre da TV Paulista, canal 5. No mesmo horário, também fez Ganhando e Apostando, e a primeira versão de Pra Ganhar é Só Rodar, uma inovação com os peões que davam prêmios, à época com emblemas de times de futebol.

A premiação do Carnê do Baú ficou ainda mais sofisticada. Depois dos cobiçados brinquedos, utensílios domésticos e aparelhos de TV, foi a vez de automóveis 0km e o sonho da casa própria virarem o prêmio mais desejado pelos fregueses. Visionário, conseguiu prever o sucesso que o futuro reservava e decidiu comprar as duas primeiras horas da programação dominical da emissora, a partir do meio-dia, e transformá-las na melhor vitrine que o Baú da Felicidade poderia ter. Nascia então, no dia 2 de junho de 1963, o Programa Silvio Santos.

Nos primeiros anos, o espaço era preenchido com programas de calouros, gincanas, farta distribuição de prêmios e brincadeiras,. Na década de 60, o crescimento ano-a-ano mostrou a pujança e o carisma do animador, com atrações como Rainha por Um Dia, Corrida da Bola Branca, Essas Crianças, Rodada de Ouro, Cuidado com a Buzina (seu primeiro programa de calouros), Música e Alegria, Casamento na TV, e Os Galãs Cantam e Dançam. A partir de 1969, chegou a ter impressionantes oito horas de duração ao vivo. Ao mesmo tempo em que comandava o programa dominical, já pela Rede Globo, mantinha desde 1964 atrações na TV Tupi de São Paulo, como Festival da Casa Própria (exibido aos sábados), Silvio Santos Show, Cidade Contra Cidade, Sua Majestade o Ibope e Silvio Santos Nobre (primeiro às sextas, posteriormente às quintas-feiras). A inovadora e criativa gincana entre cidades obteve altos de audiência e ganhou todos os prêmios de televisão da época em que fora exibida sua primeira versão, entre 68 e 70. No dia da chegada do homem à lua, Cidade Contra Cidade obteve seu maior recorde com 40,4* pontos de média, 1 a menos que o feito mundial na cidade de São Paulo (*Ibope 14 a 20/06/69).

Em 26/12/69 Silvio comanda sua primeira edição do Troféu Imprensa, pela TV Tupi. Sem exibição no ano seguinte, consagra a premiação pela Rede Globo a partir de 1971, aos domingos, em duas edições anuais: no fim do ano, escolhendo os melhores da TV e da música, e no dia das mães, premiando os vencedores numa grande celebração em noite de gala.

O início da década de 70 trouxe mais inovação e programas que marcaram a carreira de Silvio Santos. O infantil Boa Noite Cinderela estreou em dezembro de 1970 como quadro de seu programa noturno na Tupi, e logo passou para o dominical, figurando entre os mais importantes programas infantis da época. Em 1972, Sinos de Belém desafiava o animador a cumprir provas radicais como subir em escadas de bombeiros, cavalgar em uma corrida de burros e ser alvo de um atirador de facas.

Em 1972, o humor entra na programação com Manoel de Nóbrega, que leva para o Programa Silvio Santos a célebre Praça da Alegria, e Ronald Golias com Golias em Cinco Tempos e Golias Diferente. Na mesma década vão ar Campeonato Brasileiros de Cantores e Talentos Anônimos (depois rebatizado de Show de Talentos Anônimos), Quem Sabe Mais o Homem ou a Mulher, Clube dos Quinze, Arrisca Tudo, Viva o Samba, Ela Disse Ele Disse, Disco de Ouro e A Volta ao Mundo em 80 Perguntas. Em 25 de julho de 76 vai ao ar a última edição do Programa Silvio Santos pela Rede Globo e, na semana seguinte, estreia o dominical pela Rede Tupi para todo o Brasil, sendo transmitido também pela TVS Rio, além de comandar o noturno Silvio Santos Diferente, que passara da Tupi para Record, mantendo um feito inédito e único: o mesmo apresentador em três canais de TV diferentes.

Na segunda metade da década, até o início dos anos 80, apresenta programas que figuram dentre as mais importantes na história da TV: Show de Calouros, Qual é a Música, Domingo no Parque, a novas versões de Cidade Contra Cidade e Os Galãs Cantam e Dançam, Festival de Sucessos, Namoro na TV, Jogo das Vizinhas, Vença o Relógio, Jogo das Famílias, Os Casados na TV, Corrida de Fórmula B, Roletrando e uma grande novidade: Câmera Indiscreta, que inaugura o sucesso das Câmeras Escondidas.

A partir de 1981, agora pelo SBT para todo o Brasil, o Programa Silvio Santos líder absoluto de audiência, traz games de sucesso como O Preço Certo, Aperte Sua Sorte, as novas versões de Jogo das Famílias, Ela Disse Ele Disse e Arrisca Tudo. Shows e gincanas com O Dia que Você Nasceu e Show de Prêmios. E muita emoção com Cinderela e o inesquecível Porta da Esperança.

Na década de 90, sua verve inovadora faz com que o Programa Silvio Santos renove sua grade dominical, estreando Topa Tudo por Dinheiro, Em Nome do Amor, Se Rolar Rolou, Xaveco, Show de Variedades, Hot Hot Hot, Tentação e Gol Show. Em 1993 entra para o Livro dos Recordes como programa que permanece há mais tempo no ar na TV mundial com o mesmo apresentador.

Na virada do século, o Show do Milhão (que nasceu um ano antes como Jogo do Milhão), torna-se o game show de maior relevância da década e no novo milênio, um estrondoso sucesso vai ao ar: Casa dos Artistas, o primeiro reality show de confinamento quebra paradigmas na TV brasileira e cria um novo estilo de se fazer televisão. Silvio Santos mostra-se mais uma vez antenado e sua veia inovadora traz um novo hábito ao telespectador. A final, dia 16/12/2001 atinge pico de 54,1* pontos na Grande São Paulo (*Ibope Telereport 16/12/01). Em 2003 estreia Roda a Roda e novos programas seguem pela década: Family Feud, Topa ou Não Topa, Todos Contra Um, Sete e Meio, Gente que Brilha, Rei Majestade, Bailando por um Sonho, Você é Mais Esperto que um Aluno da Quinta Série e Nada Além da Verdade.

Em 2008, Silvio Santos mescla atrações que fizeram sucesso em sua carreira, aliadas a novos formatos e estreia o novo Programa Silvio Santos. Dentre os quadros que marcaram os primeiros anos, destacam-se: Concurso de Novos Humoristas, Sucesso de Ontem e Sucesso de Hoje, Nada Além de Um Minuto, Os Velhinhos se Divertem, Desafio, Vale Tudo, Igualzinho ao seu Cãozinho, e os atuais Não Erre a Letra, Para ou Continua, Jogo dos Pontinhos com Patricia Abravanel, Mara Maravilha, Helen Ganzarolli, Flor Fernandez, Alexandre Porpetone e Décio Piccinini, Jogo das Três Pistas e as Câmeras Escondidas que se renovam e rodam o mundo pelas redes sociais e as novas mídias, batendo recordes de audiência e visualizações.

Na década seguinte, além do dominical, Silvio esteve também à frente dos games Um Milhão na Mesa, as novas versões de Vamos Brincar de Forca e Pra Ganhar é Só Rodar, além de Jogo das Fichas, e Roda a Roda Jequiti. O Troféu Imprensa mantém-se como a mais importante premiação da TV brasileira e muitos prêmios são distribuídos no Sorteio da Tele Sena.

Em 2021, Patricia Abravanel começa a apresentar o dominical junto ao pai. Seja com jogos, musicais, entrevistas, gincanas ou formatos, Silvio Santos e Patricia Abravanel comandam seu programa do lugar onde mais gostam de estar: ao lado de seu auditório, com suas colegas de trabalho, que são parte fundamental do programa.

Apresentadores

Silvio Santos

Silvio Santos é, sem dúvida, além de o maior apresentador da televisão brasileira, uma das celebridades mais queridas e consagradas do país.

 

Nascido no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1930, Silvo fez suas primeiras apresentações em público no circo em que trabalhava como animador em São Paulo, além de ter a função de distrair a plateia, que esperava pelos artistas atrasados, ele tinha a missão de colocar o sorriso no rosto das pessoas.

 

Silvio também começou cedo seu trabalho na televisão. Em 1962, ele apresentou seu primeiro programa, "Vamos Brincar de Forca", na TV Paulista. Daí pra frente, Silvio Santos comandou os mais variados tipos de atrações, tornou-se dono do SBT e bateu recorde em 1993 com o Programa Silvio Santos, como "o programa mais duradouro da televisão brasileira".

 

Conhecido por sua irreverência e criatividade, Silvio Santos interage com o público de forma única - sua marca registrada nesses longos anos de carreira

Patricia Abravanel

Filha do maior comunicador da TV brasileira, Patricia Abravanel comanda o Programa Silvio Santos em sua 60ª temporada. No SBT, a apresentadora já esteve a frente dos programas Cante se Puder, Máquina da Fama, Topa ou Não Topa, Cante se Puder e divide a apresentação do Roda a Roda Jequiti com a irmã, Rebeca.