Copa Nordeste
Guia completo da Copa do Nordeste 2020
A competição regional mais disputada do país começa nesta terça (21) e promete muita emoção. Saiba tudo sobre os participantes e fique por dentro do torneio
21/01/2020
Publicidade
A espera acabou! Golaços, viradas, clássicos e muita emoção te aguardam na 17ª edição da Copa do Nordeste, o maior torneio regional do país. A competição começa nesta terça-feira (21) às 19h, com o confronto entre Imperatriz e CRB no estádio Frei Epifânio, no Maranhão.
Ao todo 16 times disputam o Nordestão em busca da tão sonhada Orelhuda. Fortaleza, o atual campeão, vem em busca do bicampeonato. O maior vencedor da história do torneio, Vitória, tenta o quinto título, enquanto o rival Bahia e o pernambucano Sport almejam o quarto trófeu.
A redação do SBT preparou um guia completo sobre a Lampions League. Confira, abaixo, o regulamento do campeonato, assim como uma descrição da fase atual de cada clube e a tabela da primeira rodada da Copa. Os times também estarão divididos em três níveis, de acordo com o palpite do SBT. São eles: `favorito ao título`, `pode surpreender` e `corre por fora`. Veja:
Os quatro primeiros de cada um dos grupos se classificam para o mata-mata. Nas quartas de final, o primeiro de cada grupo enfrenta o quarto colocado do mesmo pote, enquanto o segundo enfrenta o terceiro. A semifinal passa a ser entre as duas equipes restantes do mesmo grupo, com a grande final sendo entre o melhor time das duas divisões.
- ABC
- Bahia
- Botafogo PB
- CRB
- Fortaleza
- Freipaulistano
- River-PI
- Sport
Grupo B
- América-RN
- CSA
- Ceará
- Confiança
- Imperatriz
- Náutico
- Santa Cruz
- Vitória
Palpite da redação: Favorito ao título
Um dos times de maior torcida do Nordeste, o Bahia chega como um dos favoritos ao título da Lampions. O tricolor foi o 11º colocado no último Campeonato Brasileiro Série A, sendo a equipe de segunda melhor colocação do nordeste na competição, atrás apenas do Fortaleza. Comandado por Roger Machado, o Bahia vem ainda mais forte para a temporada 2020.
Com as contratações dos laterais Zeca e Juninho Capixaba, além de Clayson, Rossi, Jadson e Daniel, o time vem reforçado para a competição. Além disso, jogar o clássico contra o Vitória em casa, na terceira rodada, pode ser um ponto positivo e decisivo nessa fase de grupos para a equipe baiana. O time estreia contra o Santa Cruz, fora de casa.
Vitória
Palpite da redação: Pode surpreender
Maior rival do Bahia, o Vitória não vem de uma Série B dos sonhos. Ficando com a 12ª colocação, o time ficou distante dos quatro primeiros e do objetivo de retornar à Série A. Apesar disso, a equipe não deve ser subestimada: o time conta agora com uma variedade de reforços, com alguns deles sendo Rafael Carioca, Gerson Magrão, Alisson Farias e Maurício Ramos.
Treinado pelo Geninho, o clube agora busca manter o posto de maior vencedor da Copa do Nordeste. Para isso, deverá se sobressair frente ao desempenho da temporada passada e contar com o sempre grande apoio da torcida. O clássico da equipe acontece na terceira rodada, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.
Ceará
Palpite da redação: Favorito ao título
Sobrevivente na Série A, o Ceará vem com ânimo revigorado para a disputa da Copa do Nordeste. A equipe ficou na 16ª colocação do Brasileirão 2019 e se safou por pouco do rebaixamento. Agora, o Vozão conta com o apoio da torcida para conquistar o título regional.
O time comandado pelo Argel Fucks conta com reforços conhecidos do público. Entre os principais estão Fernando Prass, Rafael Sobis, Bruno Pacheco e Rodrigão. O Ceará também se reforçou fora das quatro linhas, trazendo o executivo Jorge Macedo e o gerente de futebol Sérgio Dimas.
Fortaleza
Palpite da redação: Favorito ao título
Melhor time nordestino na Série A 2019 e atual campeão da Lampions, o Fortaleza é um dos times a serem batidos. A equipe chegou até mesmo a sonhar com uma vaga na Libertadores, mas ficou na 9ª colocação.
O clube conquistou alguns de seus principais títulos desde que o técnico Rogério Ceni assumiu. Os jogadores, que estão cada vez mais adaptados ao treinador, agora contam com o reforçodos atletas Edson Cariús, Michel, João Paulo e Luiz Henrique. O Leão do Pici deve trazer ainda mais nomes durante a competição.
Sport
Palpite da redação: Pode surpreender
Vice-campeão na Série B, o Sport retornou à elite do futebol nacional e vem muito forte para a disputa regional. Porém, o clube conta com uma dificuldade extra, pelo menos inicialmente: a CBF puniu o Sport por dívidas com o chileno Mark Gonzales. Com isso, nenhum atleta novo pode ser inscrito no time.
A diretoria do Sport busca reverter essa medida. Caso consiga durante a competição, o rubro-negro ganha força e passa a ser até mesmo um dos favoritos ao título.
Náutico
Palpite da redação: Pode surpreender
Campeão da Série C, o Náutico vem confiante para o Nordestão. O técnico Gilmar Dal Pozzo conta com reforços para a temporada 2020, em especial o atacante Kieza, e pode surpreender no campeonato regional.
O time alvirrubro estreia contra o River do Piauí. Por estar no grupo B, o Náutico não enfrentará o rival Santa Cruz na fase de grupos, mas jogará contra o também rival Sport na quarta rodada, no estádio dos Aflitos.
Santa Cruz
Palpite da redação: Pode surpreender
Depois de não conquistar o acesso à Série B em 2019, o Santa Cruz busca retornar aos tempos de glória. Para isso, apostou na contratação de um novo treinador, Itamar Schulle, além do retorno do atleta Didira.
A equipe coral jogará contra o rival Sport, na Ilha do Retiro, na sexta rodada. Por também ser do grupo B, não haverá confronto entre Náutico e Santa Cruz na fase de grupos.
CRB
Palpite da redação: Pode surpreender
Próximo ao acesso à Série A em 2019, o alagoano CRB tem como desafio conquistar a Copa do Nordeste, um título de enorme relevância regional. Para isso, contratou uma série de reforços, como Léo Gamalho, Rafael Longuine, Léo Príncipe, João Carlos, Victor Souza, dentre outros.
O time de Maceió manteve o técnico Marcelo Cabo e pode vir a alcançar ótimos resultados na competição. A equipe jogará logo na estreia do Nordestão contra a Imperatriz, fora de casa.
CSA
Palpite da redação: Pode surpreender
Rebaixado na Série A, o CSA busca dar a volta por cima já na Copa do Nordeste. O Azulão foi em busca de um treinador e jogadores renomados para essa retomada. Ex-Flamengo e Goiás, Maurício Barbieri assume o comando técnico da equipe, enquanto jogadores como Rodrigo Pimpão, Diego Renan, Gustavo Hebling e o goleiro Caíque são alguns dos diversos reforços do time.
O clube alagoano estreia contra o Sport no sábado (25), no estádio Rei Pelé. O clássico com o CRB acontece na terceira rodada, com mando do CRB.
ABC
Palpite da redação: Corre por fora
Rebaixado para a Série D, o ABC busca se reerguer em 2020. O clube contratou Vinicius Leandro e Marlon e começou o Campeonato Potiguar com um bom desempenho, com quatro vitórias e um empate em cinco jogos. A equipe corre por fora na disputa pelo título, mas pode surpreender em uma boa campanha.
América-RN
Palpite da redação: Corre por fora
Disputando a Série D, o América chegou próximo da classificação para a divisão superior, mas acabou sendo eliminado. Agora, tenta ter um 2020 melhor do que foi 2019. Para isso, o clube começou o Campeonato Potiguar com cinco vitórias em cinco jogos e saiu na frente na disputa contra o rival ABC, este que será o adversário da segunda rodada do Nordestão.
Botafogo-PB
Palpite da redação: Corre por fora
Finalista da Lampions League de 2019, o Botafogo vem para a temporada 2020 depois de não ter conseguido o acesso para a série B no ano anterior. No entanto, a equipe ainda pode surpreender no Nordestão. Único representante da Paraíba, o Botafogo estreia na competição no sábado (25), contra o América-RN.
River-PI
Palpite da redação: Corre por fora
Representante do Piauí, o River vem de uma temporada em que foi eliminado precocemente na Série D do Brasileirão. No Campeonato Piauíense 2020, a equipe estreou com uma derrota para o Picos. No papel, o River não chega como um dos favoritos ao título do Nordestão.
Confiança
Palpite da redação: Corre por fora
Um dos representantes sergipanos na Lampions, o Confiança vem de uma temporada em que conseguiu um acesso histórico à Série B após 28 anos. A equipe não chega como uma das favoritas, mas também não deve ser subestimada. Sua estreia será contra o ABC no sábado (25), em casa. A disputa local contra o Freipaulistano acontece na terceira rodada, no dia 8 de fevereiro.
Freipaulistano
Palpite da redação: Corre por fora
Time recém-fundado, o Freipaulistano foi inaugurado em 2016 e vem para sua estreia na Copa do Nordeste. A equipe sergipana ainda não conta com participação em campeonatos nacionais e tem agora, no Nordestão, sua grande chance de surpreender. Sua estreia é no domingo (26), contra o Ceará.
Imperatriz
Palpite da redação: Corre por fora
Equipe do Maranhão, o Imperatriz vem de uma temporada em que, por pouco, não conseguiu o acesso histórico à Série B do Brasileirão. Agora, o time tenta uma boa campanha no Nordestão. A estreia na competição, contra o CRB, marca o jogo de estreia da competição.
PRIMEIRA RODADA
Terça-feira 21/01 - Frei Epifânio - 19h
Imperatriz x CRB
Quinta-feira 23/01 - Aflitos - 19h30
Náutico x River-PI
Sábado 25/01 - Arruda - 16h
Santa Cruz x Bahia
Sábado 25/01 - Barradão - 16h
Vitória x Fortaleza
Sábado 25/01 - Rei Pelé - 18h
CSA x Sport
Sábado 25/01 - Arena das Dunas - 18h
América-RN x Botafogo-PB
Sábado 25/01 - Batistão - 20h
Confiança x ABC
Domingo 26/01 - Presidente Vargas - 18h
Ceará x Freipaulistano
Clique aqui para ver a tabela completa da Copa do Nordeste
Ao todo 16 times disputam o Nordestão em busca da tão sonhada Orelhuda. Fortaleza, o atual campeão, vem em busca do bicampeonato. O maior vencedor da história do torneio, Vitória, tenta o quinto título, enquanto o rival Bahia e o pernambucano Sport almejam o quarto trófeu.
A redação do SBT preparou um guia completo sobre a Lampions League. Confira, abaixo, o regulamento do campeonato, assim como uma descrição da fase atual de cada clube e a tabela da primeira rodada da Copa. Os times também estarão divididos em três níveis, de acordo com o palpite do SBT. São eles: `favorito ao título`, `pode surpreender` e `corre por fora`. Veja:
REGULAMENTO
A Copa do Nordeste é dividida em duas etapas: a fase de grupos e o mata-mata. Na primeira parte do campeonato, as 16 equipes ficam separadas entre o grupo A e o grupo B, e enfrentam ao longo de oito rodadas os oito membros do grupo adversário.Os quatro primeiros de cada um dos grupos se classificam para o mata-mata. Nas quartas de final, o primeiro de cada grupo enfrenta o quarto colocado do mesmo pote, enquanto o segundo enfrenta o terceiro. A semifinal passa a ser entre as duas equipes restantes do mesmo grupo, com a grande final sendo entre o melhor time das duas divisões.
GRUPOS
Grupo A- ABC
- Bahia
- Botafogo PB
- CRB
- Fortaleza
- Freipaulistano
- River-PI
- Sport
Grupo B
- América-RN
- CSA
- Ceará
- Confiança
- Imperatriz
- Náutico
- Santa Cruz
- Vitória
EQUIPES
BahiaPalpite da redação: Favorito ao título
Um dos times de maior torcida do Nordeste, o Bahia chega como um dos favoritos ao título da Lampions. O tricolor foi o 11º colocado no último Campeonato Brasileiro Série A, sendo a equipe de segunda melhor colocação do nordeste na competição, atrás apenas do Fortaleza. Comandado por Roger Machado, o Bahia vem ainda mais forte para a temporada 2020.
Com as contratações dos laterais Zeca e Juninho Capixaba, além de Clayson, Rossi, Jadson e Daniel, o time vem reforçado para a competição. Além disso, jogar o clássico contra o Vitória em casa, na terceira rodada, pode ser um ponto positivo e decisivo nessa fase de grupos para a equipe baiana. O time estreia contra o Santa Cruz, fora de casa.
Vitória
Palpite da redação: Pode surpreender
Maior rival do Bahia, o Vitória não vem de uma Série B dos sonhos. Ficando com a 12ª colocação, o time ficou distante dos quatro primeiros e do objetivo de retornar à Série A. Apesar disso, a equipe não deve ser subestimada: o time conta agora com uma variedade de reforços, com alguns deles sendo Rafael Carioca, Gerson Magrão, Alisson Farias e Maurício Ramos.
Treinado pelo Geninho, o clube agora busca manter o posto de maior vencedor da Copa do Nordeste. Para isso, deverá se sobressair frente ao desempenho da temporada passada e contar com o sempre grande apoio da torcida. O clássico da equipe acontece na terceira rodada, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.
Ceará
Palpite da redação: Favorito ao título
Sobrevivente na Série A, o Ceará vem com ânimo revigorado para a disputa da Copa do Nordeste. A equipe ficou na 16ª colocação do Brasileirão 2019 e se safou por pouco do rebaixamento. Agora, o Vozão conta com o apoio da torcida para conquistar o título regional.
O time comandado pelo Argel Fucks conta com reforços conhecidos do público. Entre os principais estão Fernando Prass, Rafael Sobis, Bruno Pacheco e Rodrigão. O Ceará também se reforçou fora das quatro linhas, trazendo o executivo Jorge Macedo e o gerente de futebol Sérgio Dimas.
Fortaleza
Palpite da redação: Favorito ao título
Melhor time nordestino na Série A 2019 e atual campeão da Lampions, o Fortaleza é um dos times a serem batidos. A equipe chegou até mesmo a sonhar com uma vaga na Libertadores, mas ficou na 9ª colocação.
O clube conquistou alguns de seus principais títulos desde que o técnico Rogério Ceni assumiu. Os jogadores, que estão cada vez mais adaptados ao treinador, agora contam com o reforçodos atletas Edson Cariús, Michel, João Paulo e Luiz Henrique. O Leão do Pici deve trazer ainda mais nomes durante a competição.
Sport
Palpite da redação: Pode surpreender
Vice-campeão na Série B, o Sport retornou à elite do futebol nacional e vem muito forte para a disputa regional. Porém, o clube conta com uma dificuldade extra, pelo menos inicialmente: a CBF puniu o Sport por dívidas com o chileno Mark Gonzales. Com isso, nenhum atleta novo pode ser inscrito no time.
A diretoria do Sport busca reverter essa medida. Caso consiga durante a competição, o rubro-negro ganha força e passa a ser até mesmo um dos favoritos ao título.
Náutico
Palpite da redação: Pode surpreender
Campeão da Série C, o Náutico vem confiante para o Nordestão. O técnico Gilmar Dal Pozzo conta com reforços para a temporada 2020, em especial o atacante Kieza, e pode surpreender no campeonato regional.
O time alvirrubro estreia contra o River do Piauí. Por estar no grupo B, o Náutico não enfrentará o rival Santa Cruz na fase de grupos, mas jogará contra o também rival Sport na quarta rodada, no estádio dos Aflitos.
Santa Cruz
Palpite da redação: Pode surpreender
Depois de não conquistar o acesso à Série B em 2019, o Santa Cruz busca retornar aos tempos de glória. Para isso, apostou na contratação de um novo treinador, Itamar Schulle, além do retorno do atleta Didira.
A equipe coral jogará contra o rival Sport, na Ilha do Retiro, na sexta rodada. Por também ser do grupo B, não haverá confronto entre Náutico e Santa Cruz na fase de grupos.
CRB
Palpite da redação: Pode surpreender
Próximo ao acesso à Série A em 2019, o alagoano CRB tem como desafio conquistar a Copa do Nordeste, um título de enorme relevância regional. Para isso, contratou uma série de reforços, como Léo Gamalho, Rafael Longuine, Léo Príncipe, João Carlos, Victor Souza, dentre outros.
O time de Maceió manteve o técnico Marcelo Cabo e pode vir a alcançar ótimos resultados na competição. A equipe jogará logo na estreia do Nordestão contra a Imperatriz, fora de casa.
CSA
Palpite da redação: Pode surpreender
Rebaixado na Série A, o CSA busca dar a volta por cima já na Copa do Nordeste. O Azulão foi em busca de um treinador e jogadores renomados para essa retomada. Ex-Flamengo e Goiás, Maurício Barbieri assume o comando técnico da equipe, enquanto jogadores como Rodrigo Pimpão, Diego Renan, Gustavo Hebling e o goleiro Caíque são alguns dos diversos reforços do time.
O clube alagoano estreia contra o Sport no sábado (25), no estádio Rei Pelé. O clássico com o CRB acontece na terceira rodada, com mando do CRB.
ABC
Palpite da redação: Corre por fora
Rebaixado para a Série D, o ABC busca se reerguer em 2020. O clube contratou Vinicius Leandro e Marlon e começou o Campeonato Potiguar com um bom desempenho, com quatro vitórias e um empate em cinco jogos. A equipe corre por fora na disputa pelo título, mas pode surpreender em uma boa campanha.
América-RN
Palpite da redação: Corre por fora
Disputando a Série D, o América chegou próximo da classificação para a divisão superior, mas acabou sendo eliminado. Agora, tenta ter um 2020 melhor do que foi 2019. Para isso, o clube começou o Campeonato Potiguar com cinco vitórias em cinco jogos e saiu na frente na disputa contra o rival ABC, este que será o adversário da segunda rodada do Nordestão.
Botafogo-PB
Palpite da redação: Corre por fora
Finalista da Lampions League de 2019, o Botafogo vem para a temporada 2020 depois de não ter conseguido o acesso para a série B no ano anterior. No entanto, a equipe ainda pode surpreender no Nordestão. Único representante da Paraíba, o Botafogo estreia na competição no sábado (25), contra o América-RN.
River-PI
Palpite da redação: Corre por fora
Representante do Piauí, o River vem de uma temporada em que foi eliminado precocemente na Série D do Brasileirão. No Campeonato Piauíense 2020, a equipe estreou com uma derrota para o Picos. No papel, o River não chega como um dos favoritos ao título do Nordestão.
Confiança
Palpite da redação: Corre por fora
Um dos representantes sergipanos na Lampions, o Confiança vem de uma temporada em que conseguiu um acesso histórico à Série B após 28 anos. A equipe não chega como uma das favoritas, mas também não deve ser subestimada. Sua estreia será contra o ABC no sábado (25), em casa. A disputa local contra o Freipaulistano acontece na terceira rodada, no dia 8 de fevereiro.
Freipaulistano
Palpite da redação: Corre por fora
Time recém-fundado, o Freipaulistano foi inaugurado em 2016 e vem para sua estreia na Copa do Nordeste. A equipe sergipana ainda não conta com participação em campeonatos nacionais e tem agora, no Nordestão, sua grande chance de surpreender. Sua estreia é no domingo (26), contra o Ceará.
Imperatriz
Palpite da redação: Corre por fora
Equipe do Maranhão, o Imperatriz vem de uma temporada em que, por pouco, não conseguiu o acesso histórico à Série B do Brasileirão. Agora, o time tenta uma boa campanha no Nordestão. A estreia na competição, contra o CRB, marca o jogo de estreia da competição.
TABELA
PRIMEIRA RODADA
Terça-feira 21/01 - Frei Epifânio - 19h
Imperatriz x CRB
Quinta-feira 23/01 - Aflitos - 19h30
Náutico x River-PI
Sábado 25/01 - Arruda - 16h
Santa Cruz x Bahia
Sábado 25/01 - Barradão - 16h
Vitória x Fortaleza
Sábado 25/01 - Rei Pelé - 18h
CSA x Sport
Sábado 25/01 - Arena das Dunas - 18h
América-RN x Botafogo-PB
Sábado 25/01 - Batistão - 20h
Confiança x ABC
Domingo 26/01 - Presidente Vargas - 18h
Ceará x Freipaulistano
Clique aqui para ver a tabela completa da Copa do Nordeste
Publicidade