Teleton
Confira dicas de acessibilidade e atenda todos os tipos de clientes.
Conheça princípios básicos de um bom atendimento às pessoas com algum tipo de deficiência e conheça as deficiências mais comuns.
10/10/2019
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O que é acessibilidadeAcessibilidade é a garantia e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiências, em qualquer ambiente. Contribuindo para o desenvolvimento inclusivo e gerando resultados sociais, sua prática é fundamental para pessoas com limitações. A acessibilidade é um princípio a ser seguido em seu estabelecimento comercial para que você alcance todos os tipos de clientes. Os exemplos de deficiência mais comuns são:- Deficiência auditiva- Deficiência visual- Deficiência físicaDicas para o bom atendimento a pessoas com deficiência- As pessoas com deficiência, devem ser consultadas sobre a melhor maneira de serem atendidas, assim você evita, possíveis constrangimentos com seus clientes.- Mantenha a pessoa sempre confortável e em segurança, fique sempre por perto e nunca a deixe sozinha. Conheça mais algumas dicas para atender bem pessoas com deficiências.Pessoa surdocega- Deixe a pessoa surdocega apoiar-se em seu antebraço ao andar.- Alerte sempre que houver portas, escadas ou veículos.- Tente ser bem claro na sua forma de se comunicar, combine com ela um sinal para ser identificada.Pessoas com deficiência visual e cegas- Faça com que ela perceba a sua presença e identifique-se.- Objetividade ao explicar direções.- Ao acompanhar dê-lhe o braço ou ombro e sempre caminhe na frente da pessoa.- Avise-a dos possíveis obstáculos.- Em casos de restaurantes, coloque o copo de um lado e a garrafa de outro. As refeições devem ser colocadas no prato em forma de relógio.- Não deixe ele falando sozinho comunique-se com o tom de voz normal.- Os cão-guias têm a responsabilidade de guiar seu dono, então, nunca os distraia.- Fiquem atentos, os cão-guia são autorizados a entrar em qualquer lugar, com exceção de UTIs e centro de queimados.Pessoas com deficiência auditiva e surdas- Ao desejar comunicar-se com uma pessoa surda, chame a atenção dela, por meio de sinalização com as mãos ou tocando no braço dela.Pessoas com paralisia cerebral- Respeite sempre seu ritmo. Essas normalmente são vagarosas no que faz, no andar, no falar e em outras situações.- Você precisará de paciência, ao não entender sua fala, ouvi-la e, se não entender sua fala, peça que repita para você pausadamente.- Não a trate como criança ou incapaz.Pessoas com deficiência fisica- Procure acompanhar o passo da pessoa.- Se você achar que ela está com dificuldades, ofereça ajuda e pergunte como deve prosseguir.- Mantenha as muletas ou bengalas sempre próximas à pessoa.- Sempre que for falar com uma pessoa cadeirante, procure ficar de frente e no mesmo nível do seu olhar.- Lembre-se, quando estiver empurrando alguém sentado em uma cadeira de rodas e parar para conversar com outra pessoa vire a cadeira de frente da conversa para que o cadeirante também possa participar da conversa também.- Peça permissão para movimentar a cadeira de rodas.Dicas de segurança- Em casos de emergência, pessoas com deficiência requerem os devidos cuidados. Consequentemente, funcionários de estabelecimentos comerciais, devem agir de forma correta nessas ocasiões e estarem preparados.- Pessoas com deficiência devem ser informadas ao soar o alarme de emergência, principalmente os deficientes auditivos, nesse caso devem ser de forma sonoro e luminoso.- Os funcionários precisam ser capacitados para em casos de emergência auxiliarem as pessoas com qualquer tipo de deficiência.- Edificações devem estar dentro das recomendações da NBR 9050.
Fonte: SEBRAE
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