Festival que traz filmes sobre pessoas com deficiência chega ao Brasil neste mês
São mais de trinta filmes de 20 países participantes; a entrada é gratuita
![](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fstatic.sbt.com.br%2Fnoticias%2Fimages%2F131360.jpg&w=1920&q=90)
16/10/2019
Já se imaginou sendo campeão de break dance mesmo sem as pernas e os braços? E pilotar um avião pelo mundo mesmo sem poder enxergar? E que tal receber os aplausos depois de se apresentar no Teatro Municipal de São Paulo como a primeira mulher negra cadeirante a subir no palco?
Parece impossível, não é? Mas saiba que essas histórias são todas reais e, se você não consegue imaginar tais situações, vai poder conhecer os personagens desses e de muitos outros casos exibidos em curtas e longas-metragens da nona edição do "Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência".
O evento é realizado no Centro Cultural Banco do Brasil e vai passar por três capitais brasileiras. No Rio de Janeiro, a primeira cidade a receber o evento, ele irá acontecer de 23 de outubro a 4 de novembro. Depois do Rio, o festival segue para as cidades de Brasília, entre 12 e 24 de novembro, e São Paulo, entre 27 de novembro a 9 de dezembro.
A mostra reúne 38 produções de 20 países participantes. Além da exibição de filmes, serão promovidos quatro debates com temas como inclusão pela arte, família e estímulo, autismo e moradia assistida e duas oficinas. Toda a programação tem entrada gratuita.
Além disso, O "Assim Vivemos" será o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas inclusivas nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). As sedes dos CCBBs presentes nas capitais citadas já são acessíveis para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Filmes participantes
A seleção de filmes desta ano contará com obras da Alemanha, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Canadá, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Índia, Irã, Israel, Itália, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suécia.
Os países com maior número de produções - cinco cada - são Brasil, Itália e Nova Zelândia. Estados Unidos e Reino Unido serão representados com três filmes cada e, da Índia e da Rússia virão dois. Os outros participam com uma obra cada entre os curtas, médias e longas-metragens.
Os temas são variados – amor, esporte, arte, entre outros - reunindo histórias e experiências de e sobre a pessoa com deficiência.
Veja abaixo trechos de algumas obras: