Conheça a Hand Talk, que permite acessibilidade em Libras no site do Teleton
Startup alagoana desenvolve soluções para acessibilidade digital que ajudam a quebrar barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes
23/09/2021
Você já conhece a Hand Talk? Essa é uma startup de Maceió que nasceu com o objetivo de combinar inovação tecnológica com impacto social para proporcionar acessibilidade digital a milhões de surdos pelo mundo. A empresa é reconhecida por seus simpáticos tradutores virtuais Hugo e Maya, que por meio de Inteligência Artificial, realizam traduções de português para Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Seu trabalho ganha um contorno bem mais relevante quando nos damos conta de que cerca de 80% dos surdos do mundo não compreendem bem as línguas faladas em seus países. A maior parte deles é alfabetizada em línguas de sinais e depende delas para se comunicar. É aí que entra a Hand Talk como uma solução para quebrar barreiras de comunicação através do seu aplicativo e plugin para sites. Com a ajuda da tecnologia, a startup tem o propósito de contribuir para um mundo mais inclusivo e acessível.
O aplicativo, reconhecido pela ONU como melhor aplicativo social do mundo e com mais de 4 milhões de downloads, funciona como um tradutor de bolso, traduzindo texto e voz automaticamente para língua de sinais. O app ainda conta com a seção educativa Hugo Ensina - uma série de vídeos em que o personagem ensina sinais e expressões em Libras para os interessados na língua. O app é gratuito e está disponível para tablets e smartphones, nos sistemas Android (na Play Store) e iOS (na App Store).
Na web, a tecnologia assistiva da Hand Talk está presente através do seu Plugin de Acessibilidade. A ferramenta é capaz de realizar a tradução de texto e imagem para Libras, dando autonomia para inúmeros usuários surdos navegarem por sites que antes estavam inacessíveis. A Hand Talk já é parceira de longa data da AACD, e você pode ver a Maya na prática acessando o botão de acessibilidade na barra lateral do site do Teleton. Experimente!
A novidade da vez, no entanto, é a tecnologia Hand Talk Motion, que inova ao realizar a tradução automática das línguas de sinais para as línguas orais e escritas. O Motion, que em breve estará presente nas soluções da startup, é um software de reconhecimento de movimentos em línguas de sinais, que funcionará a partir de qualquer câmera de computador ou celular. Assim, a comunicação entre surdos e ouvintes passa a acontecer nas duas vias, e a comunidade surda ganha ainda mais independência ao se fazer ser entendida com mais facilidade. Você pode conferir o Motion em ação nesse vídeo.