Para celebrar o primeiro aniversário da Urban Arts Flagship, André Diniz expõe pela primeira vez em sua própria galeria, uma coleção de 13 obras a partir desta quarta, 5 de abril. Para prestigiar o lançamento, confirmam presença a curadora e modelo Nathalie Edenburg e as modelos Ana Claudia Michels, Camila Lopes, Carol Ribeiro, Viviane Orth, Anabela, Michelle Provensi e Claudio Collantonio - Superintendente de Desenvolvimento Humano da AACD.
André Diniz levou cinco meses para criar a coleção entre a preparação e a seleção das modelos, os ensaios fotográficos e a finalização dos trabalhos. Outras modelos de renome internacional também participaram do projeto - Guisela Rhein, Marcelle Bittar, Carol Ribeiro, Daiane Conterato, Flavia Lucini, Ana Claudia Michels, Paty Locks e Michella Cruz – para serem clicadas pelos fotógrafos Rogério Mesquita e Ivan Abujamra. "Além de lindas, são modelos importantes no mundo da moda e no que fazem", explica André Diniz.
A inspiração para o projeto surgiu da ideia de retratar as emoções das pessoas através de um artista ou uma arte. Para isso, André transformou o retrato das modelos em obras de arte que as emocionaram de alguma forma. Pablo Picasso, Salvador Dali, Jean Michel Basquiat e Klimt foram alguns dos artistas escolhidos por elas.
A curadora Nathalie Edendurg diz que aceitou o convite de André porque a mostra junta a homenagem aos grandes mestres da pintura com o trabalho social da AACD. "O meu envolvimento com a arte é uma forma de autoconhecimento," diz Naty. "Sempre gostei de pintar e como moro em Nova York, ficava muito sozinha no trabalho como modelo. Fiz vários retratos meus, imprimir as fotos e passei a realizar intervenções nelas". A modelo diz que a parceria com a Urban Arts começou no ano passado quando participou da oficina How Do I Feel Today ,com as crianças da AACD. Como modelo da coleção If I Was an Art, Nathalie escolheu para homenagear Gustav Klimt com o quadro Woman in Gold: "É uma obra que eu conheci no ano passado e que achei muito feminina e inspiradora como outras pinturas dele".
Fotos: Divulgação
AACD
A Urban Arts realizou duas oficinas de arte muito bem sucedidas com crianças da AACD Lar Escola São Francisco em 2016, o que levou a galeria a estreitar os laços com a Instituição. O lucro da venda dos pôsteres da mostra If I Was an Art será revertido para a AACD, Instituição com a qual a Urban Arts mantém parceria desde o ano passado. "Fiquei emocionado ao interagir com as crianças que, apesar de todas as dificuldades, ficaram felizes com as pinturas que fizeram," conta André. Acredito que a grandeza da arte está no poder de cura que ela tem".
Para o superintendente geral da AACD, Valdesir Galvan, parcerias desta natureza são positivas e permitem que o paciente tenha acesso à arte dentro do ambiente de reabilitação: “Essa interação vai ao encontro de temas que abordamos, por exemplo, a arte como reabilitação, auxiliando no desenvolvimento do paciente”.
Urban Arts
Desde maio de 2009 em operação, a Urban Arts é uma galeria de arte diferente que oferece trabalhos de mais de 3 mil artistas independentes do Brasil e do mundo e mais de 35 mil artes, todas autorais, exclusivas e com tiragem limitada. Após 2 anos de existência online, teve sua primeira loja física inaugurada em junho de 2011 na rua Oscar Freire, em São Paulo, e hoje conta com duas galerias próprias e mais 15 franqueadas por todo o país.
VERNISSAGE
André Diniz convida para a exposição IF I WAS AN ART
DIA: 5/04
HORA: 19h
LOCAL: Urban Arts Flagship - Alameda Gabriel Monteiro da Silva, nº 1984 - São Paulo/SP
EXPOSIÇÃO
Data: 5 a 15 de abril
Segunda a sábado das 10 às 19h
www.urbanarts.com.br