SBT do Bem reestrutura projeto social, renomeado como SOU FUTURO, que proporciona bolsas de estudo para jovens em situação de vulnerabilidade social
Iniciativa oferece acesso à educação superior online para jovens em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação CASA e jovens da Juventude Cívica de Osasco (JUCO)

São Paulo, abril de 2025 - O SBT, um dos maiores produtores de conteúdo multiplataforma de entretenimento e informação do Brasil, por meio do SBT do Bem, anuncia a reestruturação do SOU FUTURO, projeto social voltado à concessão de bolsas de estudo integrais para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Com foco na transformação por meio da educação, o projeto oferece bolsas de graduação a distância (EaD) para jovens em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação CASA e jovens da Juventude Cívica de Osasco (JUCO). Os jovens selecionados participam de um processo vocacional, seguido de vestibular online, com suporte integral da UNIMES. As bolsas contemplam cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, em áreas como administração, tecnologia da informação e análise de sistemas.
A iniciativa marca o fortalecimento de uma parceria iniciada em 2021 entre o SBT, o Tribunal de Justiça de São Paulo, Vara da Infância e Juventude de Osasco, a Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Fundação CASA e a Juventude Cívica de Osasco (JUCO).
Em 2024, o projeto ganhou um novo impulso com o apoio direto do SBT do Bem, que assumiu a coordenação e passou a investir em ações para ampliar a visibilidade e o impacto da iniciativa. Em 7 de abril, a emissora realizou um evento online com cerca de 100 participantes para celebrar a concessão das primeiras bolsas do ano, em um momento simbólico e inspirador para os jovens beneficiados.

(Foto: Divulgação/SBT)
Neste primeiro ciclo de 2025, foram disponibilizadas 30 bolsas de estudos, divididas igualmente entre JUCO e Fundação CASA. Dos mais de 70 vestibulandos, os 30 jovens com as melhores pontuações já foram aprovados e iniciaram suas graduações a partir de 22 de abril.
Como parte da programação, grupos da unidade Fundação CASA Osasco I visitaram os estúdios do Centro de Televisão (CDT) do SBT, numa experiência pensada para expandir horizontes e estimular os jovens a novas possibilidades para o futuro. A UNIMES também orientou os jovens sobre a grade curricular, promoveu um teste vocacional e esclareceu dúvidas sobre o processo de inscrição e o vestibular.
"Nós acreditamos no poder transformador da educação e o projeto SOU FUTURO nasce com esse propósito: abrir portas para quem muitas vezes teve poucas oportunidades. Cada jovem que recebe uma bolsa tem a chance de reescrever sua história, com dignidade, autonomia e esperança. É uma honra fazer parte dessa iniciativa tão especial, e a nossa expectativa é ampliar ainda mais o número de bolsas nos próximos semestres, para que mais jovens possam enxergar que um novo caminho é possível", afirma Íris Abravanel, madrinha do projeto pelo SBT do Bem.
"A Universidade Metropolitana de Santos ? UNIMES, em parceria com o SBT e TJSP-Osasco, busca contribuir para a formação integral de jovens da Fundação CASA e JUCO - Juventude Cívica de Osasco, por meio da concessão de bolsas de estudo. A iniciativa visa despertar o senso crítico e ético desses adolescentes, além de capacitá-los para a vida profissional e cidadã. O acesso ao ensino superior proporciona a esses jovens a chance de construir uma trajetória com mais oportunidades, dignidade e igualdade", afirma a Profa. Elaine M. Santos, Pró-Reitora Acadêmica da UNIMES.
"A educação tem um poder enorme de mudar destinos. Quando um jovem entra na faculdade, ele não está só buscando um diploma: está abrindo portas para uma vida com mais dignidade, autonomia e escolhas. Desde 2021, essa parceria tem garantido bolsas na UNIMES para adolescentes da Fundação CASA. Isso mostra que, com oportunidade, todos podem construir um novo caminho. Aqui na Fundação CASA, nós acreditamos nisso e trabalhamos todos os dias para transformar vidas e construir futuros", afirma Claudia Carletto, presidente da Fundação CASA de São Paulo.
"A Juventude Cívica de Osasco-JUCO em seus 63 anos de trabalho com os jovens, encaminhando-os através do estágio para o mundo do trabalho, acredita que o ensino superior abre inúmeras portas para a área profissional. E a partir desta valorosa parceria com a UNIMES & SBT através do Projeto Social Sou Futuro amplia-se estas possibilidades aos nossos ex-alunos estagiários e aos aprendizes que almejam uma formação de excelência ainda mais transformadora e assertiva", afirma Daniela Yuri, representante legal da Juventude Cívica de Osasco-JUCO.
Desde o início da parceria entre o SBT, a UNIMES, a Fundação CASA e a JUCO, mais de 35 opções de cursos passaram a ser oferecidas aos bolsistas. Este novo momento do projeto SOU FUTURO marca um passo decisivo na continuidade e no fortalecimento dessa trajetória de transformação.