Comprova
O objetivo do Comprova é identificar e enfraquecer as sofisticadas técnicas de manipulação e disseminação de conteúdo enganoso que vemos surgir em sites hiperpartidários, aplicativos de mensagens e redes sociais.
Nossos parceiros estão unidos no compromisso de investigar ? de maneira precisa e responsável ? declarações, especulações e rumores que estejam ganhando fôlego e projeção na internet.
Ao trabalhar coletivamente para selecionar e apurar textos, vídeos, imagens e gráficos, os jornalistas do Comprova vão contextualizar e esclarecer informações que podem ser consideradas enganosas ou deturpadas e tomar providências para minimizar o alcance e o impacto de mentiras comprovadas e deliberadas que tenham relação com políticas públicas no âmbito federal, pandemia e com o processo eleitoral e as eleições presidenciais.
Os parceiros Comprova desenvolveram e concordaram, juntos, em seguir cinco princípios orientadores básicos: Rigor, Integridade e imparcialidade, Independência, Transparência e Responsabilidade ética.
O SBT está no Comprova desde a primeira edição, em 2018, quando os parceiros investigaram e contextualizaram informações relacionadas às eleições presidenciais. Já o SBT News, integra o Projeto Comprova desde 2021.
Nossas etiquetas
O Comprova usa etiquetas para reforçar as conclusões de suas verificações. Em 25 de novembro de 2019, simplificamos nossas etiquetas para dar mais clareza às conclusões das verificações. Elas agora são quatro e representam os seguintes conteúdos:
Enganoso: Conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Falso: Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
Sátira: Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.
Comprovado: Fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.
Princípios do Comprova
Rigor
A linguagem utilizada nas chamadas e nos textos vai contextualizar e explicar as informações baseada apenas em evidências comprováveis. Isso também vale para todas as imagens, ilustrações ou indicadores visuais que demonstram se uma informação é confiável ou falsa.
Nenhum relato será publicado sem que pelo menos três redações parceiras concordem com os passos de verificação seguidos, as conclusões obtidas e a veracidade geral do texto.
Últimas notícias
- Comprova - 16/12/2023
CONTEXTUALIZANDO: Homem abordado por MST em vídeo é funcionário e não dono de fazenda; ocupação foi desfeita
- Comprova - 15/12/2023
FALSO: É falso que dono da Seara atacou eleitores de Bolsonaro em vídeo
- Comprova - 14/12/2023
ENGANOSO: Post engana ao sugerir que governo federal banca 1,3 mil pessoas na COP28
- Comprova - 13/12/2023
FALSO: É falso que governo tenha criado "Ceia para Todos" em parceria com a Seara; conteúdo leva a golpe
- Comprova - 12/12/2023
FALSO: É falso áudio em que Dino fala em 'arruinar a economia'