Compositor de um dos maiores clássicos do cinema morre na França
O grego Vangelis é autor do tema de Carruagens de Fogo; ele faleceu aos 79 anos em Paris
19/05/2022
Talvez o nome do compositor grego Vangelis possa não lhe chamar a atenção, mas basta ouvir os primeiros acordes de "Carruagens de Fogo" para reconhecer um dos temas mais emblemáticos da história do cinema. O autor desse clássico morreu na terça-feira (17), aos 79 anos, em um hospital de Paris, na França.
A notícia foi divulgada pelos advogados do músico, que apenas informaram o óbito, sem revelar a causa da morte. Há anos, Vangelis estava longe dos holofotes e mantinha um pequeno estúdio em Londres, onde trabalhava.
Além da trilha de "Carruagens de Fogo", que lhe rendeu o Oscar em 1982, ele assinou a música de "Blade Runner", bem como canções que embalaram algumas missões espaciais da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos.
Pelas redes sociais, o primeiro-ministro da Grécia, Kyriákos Mitsotákis, reafirmou a importância de Vangelis como um grande representante do país no mundo.
"Para nós, gregos, porém, saber que o seu segundo nome era Odisseia [de Odisseu, Homero em português] significa que ele continuou na sua grande viagem pelas 'Carruagens do Fogo'. De lá, ele irá nos enviar sempre as notas musicais dele", garantiu.