João Gomes canta com Luiz Gonzaga durante show por meio de inteligência artificial
O cantor subiu ao palco de um festa junina de São Paulo e cantou "Eu Tenho a Senha" ao lado do Rei do Baião
10/07/2023
O cantor João Gomes, de apenas 20 anos, surpreendeu os convidados do Arraial Estrelado, uma festa junina que agitou o Jockey Clube de São Paulo (SP) neste domingo (09). Em um momento emocionante, ele subiu ao palco e realizou um encontro inusitado com Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que faleceu em 1989. Mas calma, não foi um encontro real, e sim uma criação incrível da inteligência artificial!
A apresentação começou com uma projeção de João Gomes ainda criança em Serrita, sua cidade natal em Pernambuco, contando sua história. Em seguida, os dois artistas cantaram juntos a música "Eu Tenho a Senha", realizando assim o sonho de João de dividir o palco com seu ídolo.
A produção desse momento especial demandou mais de 40 dias de trabalho, preparando a inteligência artificial para reproduzir tanto a parte visual quanto vocal. Foram utilizados 80 minutos de amostras de voz isoladas de Luiz Gonzaga, retiradas de quase cem músicas de seu repertório, para construir a voz do cantor na performance de João Gomes. Quanto ao visual de Gonzagão, foram realizadas seis fases de treinamento, com um total de 60 imagens distintas, levando em consideração seu tipo físico, expressões faciais e figurino característico.
Essa não é a primeira vez que João Gomes surpreende o público com a participação de Luiz Gonzaga. Em seu show no São João de Caruaru, ele já havia exibido imagens do ícone da música nordestina. A recriação de artistas icônicos por meio da inteligência artificial tem ganhado destaque, como foi o caso do comercial da montadora que emocionou a todos ao reunir Maria Rita e sua mãe, a saudosa Elis Regina, uma das maiores vozes da MPB.