Jane Birkin: relembre carreira da cantora que teve música proibida no Brasil
Jane Birkin faleceu neste domingo (16), aos 76 anos, e atingiu sua maior notoriedade ao cantar o clássico 'Je T'aime Mon Non Plus'
16/07/2023
A cantora e atriz Jane Birkin faleceu neste domingo (16), com 76 anos. Ícone dos anos 1960, a cantora ganhou sua maior notoriedade ao gravar o clássico o clássico "Je T'aime Mon Non Plus", tema lançado em 1969.
Ousada, na canção a artista alterna a letra com gemidos. Justamente por esse conteúdo, a sociedade da época encarou a música, gravada em parceria com Serge Gainsbourg, erótica demais. Tanto que, em 1969, ano de seu lançamento, ela chegou a ser proibida no Brasil.
Além de parceiros na música, Birkin e Gainsbourg também foram parceiros de vida. Juntos, tiveram uma filha, a cantora Charlotte Gainsbourg. Jane também foi casada com o compositor John Barry, conhecido por trilhas sonoras de filmes de James Bond e vencedor de quatro Oscars por produções como "Dança com Lobos" e "Entre Dois Amores".
Mais tarde, Jane ainda se casou com cineasta Jacques Doillon, com quem teve sua segunda filha, Lou Doillon, que se tornou atriz e compositora.
Sua influência na cultura francesa foi tão grande que a atriz chegou a ser inspiração para uma bolsa da marca Hermès. A artista, no entanto, não gostou tanto assim da homenagem e chegou a pedir para a marca retirar seu nome do produto. Isso porque a bolsa é toda feita de couro de crocodilo e Birkin era contra as práticas cruéis de criação e abate dos animais.
Jane Birkin foi encontrada morta em sua casa em Paris, conforme comunicado do Ministério da Cultura da França. A causa da morte ainda não foi revelada, mas sabe-se que ela estava com problemas de saúde, e, em maio deste ano, anunciou que cancelaria os próximos shows por esse motivo. Desde 2017 ela vem passando por tratamentos contra uma leucemia.