Filho de Zé Vaqueiro nasce com doença rara; saiba o que é a síndrome de Patau
O artista compartilhou um comunicado explicando que cancelou a agenda de shows para ficar mais próximo da família
27/07/2023
Nesta quarta-feira (26), Zé Vaqueiro compartilhou a notícia de que seu filho caçula, Arthur, nasceu com uma malformação congênita devido à síndrome da trissomia do cromossomo 13. A condição também é conhecida como Síndrome de Patau. Desde o nascimento, o pequeno está internado na UTI.
A síndrome rara está relacionada com à trissomia do cromossomo 13. Para quem não sabe, normalmente os seres humanos possuem 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A Síndrome de Patau ocorre quando a pessoa possui uma falha genética e apresenta três cromossomos no grupo 13. Essa doença afeta o sistema nervoso e pode ser identificada durante o pré-natal.
Infelizmente, a síndrome não tem cura, e, para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente, é necessário um acompanhamento médico multidisciplinar ao longo de toda a vida. O tratamento visa aliviar os sintomas, mas, em muitos casos, a expectativa de vida não ultrapassa os dez anos. A doença pode apresentar diversos sintomas, incluindo atraso mental, malformações nas orelhas, pés e olhos, microcefalia, dedos adicionais nas mãos, queixo reduzido, problemas cardíacos e renais.
O cantor utilizou seu perfil oficial no Instagram para compartilhar a condição de seu filho, fruto de seu relacionamento com Ingra Soares, e informou que cancelou suas próximas apresentações para estar ao lado da família. Até o momento, o cantor não divulgou mais informações sobre a saúde do bebê. Além de Arthur, ele também é pai de Daniel, de três aninhos, e Nicole, de 13. Confira o comunicado completo abaixo: