Aracy Balabanian morre aos 83 anos: relembre carreira da atriz
A artista foi diagnosticada com câncer no pulmão no final do ano passado e estava internada na Clínica São Vicente, Rio de Janeiro
07/08/2023
A atriz Aracy Balabanian faleceu nesta segunda-feira (07), aos 83 anos. A artista havia sido diagnosticada com câncer no pulmão no final do ano passado e estava internada na Clínica São Vicente, Rio de Janeiro (RJ). A notícia foi confirmada por familiares e amigos.
A carreira de Aracy na televisão começou com a peça "Antígona", de Sófocles, montada pela TV Tupi. O pai de Aracy, que veio para o Brasil fugindo do genocídio na Armênia, onde morava, sempre foi contrário à opção profissional da filha e só aceitou sua carreira em 1968, quando ela contracenou com Sérgio Cardoso na telenovela "Antônio Maria".
Ao longo de sua trajetória, Aracy se tornou uma das maiores intérpretes da televisão e criou personagens inesquecíveis. Entre seus trabalhos, está a idealista Violeta, de "O Casarão", a sofrida Maria Faz-Favor de "Coração Alado" e a astuta Marta de "Ti Ti Ti". Aracy também trabalhou em obras como "Que Rei Sou Eu?", "Rainha da Sucata" e "Deus nos Acuda".
Na TV Globo, onde trilhou a maior parte da sua carreira, Aracy fez sua última participação em 2019, quando atuou no especial de fim de ano da emissora. No ano anterior, fez uma aparição na novela "Malhação". Seu último trabalho longo no canal foi na novela "Sol Nascente", em 2016.
Com a carreira focada na televisão, Aracy fez poucos trabalhos no cinema e teatro. Com apenas cinco trabalhos nas telonas, seu último papel no cinema foi com "Sai de Baixo - O Filme", em 2019.
Completamente dedicada à profissão, a atriz teve alguns relacionamentos amorosos, mas optou por não se casar e nem ter filhos.