Morre a atriz Léa Garcia, aos 90 anos; relembre grandes momentos da carreira
A artista foi a única atriz brasileira a ter participado de um filme ganhador de um Oscar
15/08/2023
Nesta terça-feira (15), o cenário artístico brasileiro sofreu uma perda significativa com o falecimento da renomada atriz Léa Garcia, aos 90 anos de idade. A artista estava na cidade de Gramado, onde seria homenageada no Festival de Cinema de Gramado, quando infelizmente sofreu um infarto. A notícia foi confirmada pelos familiares de Léa por meio das redes sociais: "É com profundo pesar que nós, familiares, comunicamos o falecimento de nossa amada Léa Garcia em Gramado", declararam.
A artista, que celebrou 70 anos de carreira em 2022, deixou sua marca inestimável nos palcos. Reconhecida como a única atriz brasileira a participar de um filme agraciado com um Oscar, Léa Garcia construiu um legado artístico composto por mais de 100 projetos no cinema, televisão e teatro. O filme "Orfeu Negro", de 1959, uma produção francesa vencedora da categoria de melhor filme estrangeiro, contou com músicas originais de Tom Jobim.
Léa também integrou o espetáculo que inspirou o filme, "Orfeu da Conceição", de 1956, de Vinícius de Moraes, uma obra que estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com cenografia assinada por Oscar Niemeyer.
Léa, figura icônica da dramaturgia brasileira, expressou sua satisfação por ser escalada para papéis diversos que transcendem sua idade e cor de pele. Em suas palavras: "Recentemente, só me chamavam para interpretar Mãe de Santo ou mulher negra - agora, fui chamada para interpretar, simplesmente, uma mulher", compartilhou em uma entrevista à Quem.