Publicidade
Fofocalizando

Chaps Melo fala sobre inspirações e bastidores de "Mundo Bita Imagine-se"

Em entrevista exclusiva ao SBT Pop, o criador do Mundo Bita contou detalhes da produção da segunda temporada da série animada

Chaps Melo e o personagem Bita

03/10/2023

Publicidade

Que o Mundo Bita é um fenômeno, isso ninguém duvida, né? O projeto focado no público infantil acumula números impressionantes: são doze anos de estrada que resultaram em mais de 12 bilhões de visualizações no YouTube, um milhão de seguidores, uma indicação ao 19º Grammy Latino e duas temporadas de uma série animada, Mundo Bita Imagine-se, feita em parceria com a HBO Max e o Cartoonito. 

Esse sucesso todo tem uma explicação. De acordo com Chaps Melo, criador do Mundo Bita, a maneira de se comunicar com as crianças é um dos diferenciais do projeto. Em entrevista ao SBT Pop, ele explicou: "Esse pensar fora da caixa, esse 'molhinho' diferente, o jeito diferente de falar, sem menosprezar a capacidade intelectual da criançada, acho que isso é o principal diferencial do Mundo Bita em relação a outras produções. E assim a gente vai inserindo poesias, assim a gente vai inserindo arte de toda forma. A gente consegue, dentro dessa forma de se comunicar mais ampla, inserir todos esses temas mais complexos".

E o Mundo Bita toca em assuntos mais delicados sem medo. A série animada, desde a primeira temporada, discute comportamento e sentimentos de um jeito lúdico e sensível. A segunda temporada, feita após a pandemia de Covid-19, se preocupou ainda mais em falar sobre as emoções, que podem ser motivo de grande confusão para as crianças. "A gente sempre procura buscar os temas que estão muito próximos ali da primeira infância, que é o público com que a gente fala. Então a gente fala muito de convivência social, de saber lidar com os medos, de saber lidar com as angústias, de saber lidar com as diferenças, né?", destacou Chaps, que é o compositor e intérprete das músicas do projeto.

E por falar em música, esse é um dos elementos principais das aventuras de Bita e seus amigos. Milton Nascimento, padrinho do projeto, além de Caetano Veloso e Gilberto Gil, são citados como grandes inspirações de Chaps Melo: "Toda essa turma das antigas, da minha época de moleque mesmo, são as pessoas que acabaram me construindo como como criador... Estão muito próximas do meu lado criativo. Acho que eles tocam muito a criação do Mundo Bita e a forma de pensar, de se comunicar deles acabam interferindo em todo tema que a gente escolhe. São artistas que geralmente usam uma linguagem muito universal".

E depois de tanto no sucesso no YouTube e de ter alcançado a televisão, Chaps Melo não tem medo de sonhar com as telas do cinema: "Não conversamos nada nesse sentido ainda, mas temos bastante vontade", confessou.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade