Juliette e Duda Beat são acusadas de plagiar Emicida; entenda
Assim que "Magia Amarela" foi lançada, fãs começaram a apontar semelhanças com o trabalho "Amarelo - É Tudo Pra Ontem"
18/10/2023
Juliette e Duda Beat lançaram, na noite desta terça-feira (17), a música "Magia Amarela". O lançamento, no entanto, foi marcado pela acusação de plágio por parte da equipe de Emicida. De acordo com Evandro Fióti, irmão e parceiro do artista, a música tem clara inspiração em "Amarelo".
Pelo Twitter, o produtor musical iniciou o debate sobre o assunto: "Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso juridico vai trabalhar", destacou. Corroborando com a acusação, internautas começaram a listar as semelhanças entre os trabalhos, como a tipografia, estética visual, conceito da obra e até mesmo pedaços da letra da música.
Em uma live no Instagram, Fióti também desabafou: "Tem banda de artista de branco que a gente encontra em todo lugar que mal lançou um disco e já ganhou Grammy. A gente levou 12 para ganhar o Grammy, e o trabalho que a gente ganhou esse Grammy acabou de ser roubado conceitualmente". Ele ainda revelou que a canção fazia parte de uma campanha publicitária de reposicionamento de uma marca: "Essa marca negociou com a gente. Mas não chegamos em um acordo tanto por cronograma, quanto por prazo. Além da questão financeira, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que teríamos que fazer". A marca em questão é a Bauducco.
Na manhã desta quarta-feira (18), a assessoria de Juliette emitiu o comunicado: "Informamos que a música "Magia Amarela" faz parte de uma campanha pubicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos".
O SBT Pop entrou em contato com a Bauducco, que destacou: "Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união". A marca também confirmou que "a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha".
Entramos em contato com Duda Beat, mas ainda não obtivemos resposta. Caso haja, esta nota será atualizada.