5 sitcoms que você precisa ver pelo menos uma vez na vida
Se você ama uma boa comédia, essa lista vai cair como luva para garantir risadas na frente da TV
07/11/2023
Sabe quando você está a fim de assistir algo leve, para distrair sem precisar prestar muita atenção? Pois não existe nada mais perfeito para isso do que uma boa sitcom. O termo se refere, basicamente, a um estilo de comédia em série, produzida para a TV, que apresenta a vida cotidiana.
E é justamente neste último ponto que está o grande diferencial desse tipo de série. Nas sitcoms, os personagens se deparam com situações engraçadas do dia-a-dia, que você provavelmente vai se identificar em alguma medida.
Seja por mostrar os problemas da vida de jovem adulto de uma forma leve em um café ou abrir feridas de uma família enquanto faz piadas, as sitcoms tem tudo para te fazer refletir enquanto se distrai.
Mas antes de decidir se você gosta ou não desse estilo de série, você precisa assistir pelo menos um episódio desses cinco títulos:
1. Friends
Quando falamos em sitcom, essa é a primeira que vem à mente de muitas pessoas! A série [quase atemporal] foi lançada em setembro de 1994 e o último episódio foi ao ar em maio de 2004.
Ao longo desses 10 anos, os episódios retrararam diversos problemas da vida do jovem adulto e talvez seja justamente esse motivo de tanta fama: a identificação. Seja pelo medo de relações profundas do Chandler, o anseio para encontrar alguém para casar de Mônica ou a dificuldade de Rachel (nas primeiras temporadas) de achar uma verdadeira vocação profissional, todo jovem adulto consegue se enxergar em algum drama da série.
A produção consegue falar, de forma leve e engraçada, sobre todas as questões que permeiam a idade dos 20 e poucos anos, de uma forma que não havia sido abordada até então. E tudo isso dentro de um café, cenário que também se aproxima da realidade dos telespectadores.
Gostando ou não, Friends é um clássico quando falamos de sitcoms e, justamente por isso, você precisa assistir ao menos uma vez na vida [nem que seja só alguns episódios]. Hoje, ela está disponível no HBO Max.
2. The Office
Outra clássica quando falamos de sitcoms! The Office, que conta um pouco do dia-a-dia do prédio comercial de uma fábrica de papel nos Estados Unidos, foi lançada em 2005. A produção conta com 201 episódios e o último foi ao ar em 2013, há 10 anos atrás!
Apesar de também ser antiga, a produção conta com várias temáticas e piadas que fazem sentido até hoje. Dessa vez, os problemas permeiam mais a vida corporativa, com situações que boa parte das pessoas já passaram ou vão passar pelo menos uma vez na vida.
Claro que, para conseguir alcançar o humor necessário, a série faz alguns exageros, com personagens bem caricatos, como o chefe que brinca quando não deveria e faz celebrações um tanto quanto esquisitas para manter o "clima de família" da empresa.
Aqui, a dica é dar uma chance para a série antes de ter uma opinião formada. Isso porque seu formato, de falso documentário, pode ser um pouco confuso no começo. Mas assim que você se acostuma com ele [e aprende a amar], a risada é inevitável! Atualmente, a série está disponível na Amazon Prime Video, HBO Max, Netflix, Paramount + e Star +.
3. Modern Family
Essa é o casamento perfeito de comédia com dramas familiares reais. Mais atual, o primeiro episódio foi lançado em 2009 e o último em 2020. [Acho que já deu para perceber que outra característica de sitcoms é que, normalmente, elas duram por muitas temporadas, mas pode ficar tranquilo que, ao menos, os episódios costumam ser mais curtos].
A série acompanha a família Pritchet, com suas evoluções e aprendizados. De forma leve, ela consegue abordar temas sérios como adoção, xenofobia, racismo, homofobia, entre tantos outros. Hoje, ela está disponível no Star+.
4. Brooklyn 99
Chegamos em uma ainda mais atual! Brooklyn 99 estreou em setembro de 2013 e seu último episódio foi ao ar em 2021.
A série, disponível na Netflix, mostra o dia-a-dia de um posto policial em Nova York. Nele, os policiais desastrados tentam resolver casos de formas um tanto quanto peculiares, como, por exemplo, fazer amizade com o bandido ou pedir para todos cantarem Back Street Boys juntos.
Apesar de falar sobre crimes, o foco da produção ainda é a comédia e as boas risadas. Mas, por unir os dois mundos, talvez seja uma ótima série para quem está mais acostumado com tramas policiais entrar no mundo das sitcoms.
5. Community
Dessa vez um pouco mais curta, a série Community, disponível na Netflix, foi lançada em 2009 e acabou logo em 2015.
A produção se passa em uma universidade comunitária nos Estados Unidos que não tem muito recursos. A série conta, basicamente, a história de um grupo de amigos super heterogêneo, com idades e histórias de vida diferentes. Cada um chegou ali na universidade por um motivo, mas uma coisa eles têm em comum: todos estão tentando aproveitar ao máximo os anos ali, cada um a sua maneira.
A série mostra muito da realidade de muitas faculdades por aqui também, com falta de incentivos e infra estrutura. Além disso, também carrega vários estereótipos de diferentes perfis de alunos em universidades. A risada é garantida!