Publicidade
Fofocalizando

Relembre as trilhas sonoras mais famosas do cinema

Um clássico nunca morre: quando você escuta uma trilha sonora e automaticamente a cena do filme vem à sua cabeça

Psicose

01/04/2024

Publicidade

O filme Psicose é considerado um dos maiores clássicos do gênero de terror e suspense. Lançado em 1960 e dirigido por Alfred Hitchcock, o longa é pela magia de manter uma atmosfera tensa, muito graças à brilhante trilha sonora de Bernard Herrmann. 

Com o uso predominante de violinos, violas e violoncelos, Herrmann deixou sua marca na história do cinema com a trilha da icônica cena do assassinato no chuveiro. 

Outro clássico, talvez não tão assistido, mas com uma trilha sonora universalmente reconhecida, é 2001: Uma Odisseia no Espaço. Lançado em 1968 e dirigido por Stanley Kubrick, o filme de suspense sci-fi é marcado por cenas longas com poucos diálogos, acompanhadas de uma envolvente trilha sonora.  

Kubrick combinou a música com a memorável cena do macaco aprendendo a usar um osso como arma e ferramenta, ao som da música do compositor e maestro Richard Strauss, uma peça lançada originalmente em 1896.  

E quem poderia imaginar que Tubarão, dirigido por Steven Spielberg e lançado em 1975, causaria tanto terror nos espectadores? O responsável por essa tensão angustiante é o compositor John Williams, que capturou toda a ansiedade do momento em que o tubarão busca sua próxima vítima na praia.  

Falando em John Williams, outra trilha marcante que o lendário compositor criou foi para o filme Superman, dirigido por Richard Donner e lançado em 1978.  

A trilha heroica de Williams complementou perfeitamente a interpretação de Christopher Reeve e os inovadores efeitos especiais da época, contribuindo para transformar Superman em um dos maiores filmes de super-heróis da história do cinema.  

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade