Ao vivo
Fofocalizando

Você sabe qual é um dos primeiros filmes da cultura pop?

O Isso Também Era Pop vai te levar por uma jornada pelos mistérios da humanidade; confira!

Cena de astronauta em 2001: Uma Odisseia no Espaço

23/04/2024

É só ouvir a música tema de "2001: Uma Odisseia no Espaço" que somos rapidamente transportados para dentro de um filme de ficção científica. Dirigido por Stanley Kubrick, o longa de 1968 revolucionou tanto o cinema que se tornou um verdadeiro marco cultural. Você pode não saber, mas esse foi um dos primeiros filmes a serem pop!

Na década de 60, o gênero de ficção científica já havia passado pelo seu ápice. Os filmes anteriores ao de Kubrick tinham um orçamento bem barato e, no geral, abordavam um mesmo assunto. Foi então que "2001: Uma Odisseia no Espaço" elevou a qualidade dos efeitos visuais e criou imagens super realistas do espaço, além de reproduzir pela primeira vez uma cena de gravidade zero de forma convincente. 

O longa é dividido em quatro partes, com quatro histórias diferentes, que perpassam pelo passado, presente e futuro. A evolução humana, a relação do homem com as máquinas e a existência ou não de vida extraterrestre são alguns dos temas abordados durante todo o longa.

?O filme, porém, não agradou a todos. Na verdade, durante a première, muitas pessoas começaram a deixar a sala de cinema na metade da reprodução. Até o diretor Woody Allen afirmou que a princípio ficou decepcionado com o longa e que precisou assistir algumas vezes pra entender que se tratava de uma obra de arte. 

Isso, porém, não impediu que anos depois o longa fosse visto como revolucionário, justamente por causa desses fatores. Até hoje, "2001: Uma Odisseia no Espaço" serve como referência para vários filmes.

E nem é preciso mencionar que a música "Assim falava Zarathustra'', do compositor Richard Strauss, ficou famosa por causa do filme. 

Confira!

Veja também