Dia do Orgulho Autista: Cinco famosos que são autistas e você não sabia
Celebridades têm usado sua visibilidade para promover a conscientização sobre o autismo
18/06/2024
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo algumas celebridades que você talvez não soubesse.
Essas personalidades não apenas alcançaram o sucesso em suas áreas, mas também têm usado suas redes para aumentar a conscientização e quebrar estigmas associados ao autismo.
+ Nadja Haddad compartilha nova tatuagem emocionante que fez para os filhos
+ Dia do Orgulho Autista: cantor com TEA lança música em homenagem a data
Conheça cinco famosos que são autistas e veja como eles transformaram suas diferenças em forças, inspirando milhões com suas histórias de superação.
Sia
A cantora australiana, Sia, conhecida por seus hits como "Chandelier" e "Cheap Thrills", recebeu o diagnóstico aos 47 anos. Em uma entrevista em maio de 2023, a cantora contou que só agora é capaz de enxergar de forma diferente e de se amar.
Anthony Hopkins
O astro, conhecido por seu papel como Hannibal Lecter em "O Silêncio dos Inocentes", revelou que recebeu o diagnóstico de autismo na fase adulta. Hopkins acredita que o autismo tem contribuído para seu foco e determinação como ator.
Wentworth Miller
O ator, famoso por seu papel como Michael Scofield na série "Prison Break", anunciou em 2020 que foi diagnosticado com autismo. Miller usou suas redes para compartilhar sua jornada e falar da importância do autoconhecimento e da aceitação.
Elon Musk
O presidente da Tesla e CEO do X , revelou durante sua participação no programa "Saturday Night Live" que tem autismo leve, anteriormente conhecido como Síndrome de Asperger.
"Muitas vezes, depois de eu dizer algo, preciso enfatizar que estou falando sério para que as pessoas entendam, pois não vario muito minha entonação. Na verdade, estou fazendo história hoje como a primeira pessoa com autismo a apresentar o SNL, ou pelo menos a primeira a admitir", disse Musk em seu monólogo de abertura.
Greta Thunberg
Em 2019, a revista Time aclamou Greta Thunberg como a Pessoa do Ano. A ativista sueca, é conhecida mundialmente por sua luta contra as mudanças climáticas.
Greta é transparente sobre sua condição, frequentemente abordando o tema em suas redes sociais. Ela afirmou que ser autista a torna um pouco diferente, e vê essa diferença como uma "superpotência".
No dia 18 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Orgulho Autista, uma data inicialmente comemorada em 2005 pela organização americana Aspies for Freedom. No Brasil, especialmente em Brasília, um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas com autismo aderiu ao movimento, tornando a data cada vez mais popular no país a cada ano.