Publicidade
Fofocalizando

Miomas: entenda condição que fez Cariúcha passar por cirurgia às pressas

A apresentadora do Fofocalizando foi internada na noite da última quinta-feira (20) e passou por uma cirurgia de 6 horas

Cariúcha

21/06/2024

Publicidade

A apresentadora do Fofocalizando, Cariúcha, precisou passar por uma cirurgia de emergência na noite da última quinta-feira (20), para retirada de miomas. Ao todo, ela retirou 17 miomas em uma cirurgia que demorou mais de 6 horas. 

Em entrevista ao Fofocalizando, Silvia, uma das doutoras responsáveis pela operação da apresentadora, explicou melhor sobre a condição. "Miomas são tumores benígnos do útero, que crescem. Mulheres negras têm mais tendência a ter isso. Ainda não tem nada provado realmente do que causa esse crescimento, mas ele causa muito sangramento", explicou. A médica seguiu contando que a condição é comum na população, mas que Cariúcha estava fora da curva pelo tamanho e quantidade que tinha.

Apesar de terem retirados todos os miomas que a apresentadora tinha no momento da cirurgia, a médica ressaltou que existe a possibilidade deles reaparecerem. "O mioma pode reaparecer. Eles são dependentes hormonais, então, por variação hormonal, pode crescer sim. Acredito que não cresça no tamanho que a gente achou agora, mas ele pode voltar a crescer", pontuou, relatando o caso específico de Cariúcha. 

Para você de casa saber, a doutura também deu detalhes dos sintomas a se atentar quando se trata de miomas. "O principal que uma mulher percebe é o sangramento aumentado no período menstrual. O sangramento excessivo está errado", explicou. A médica também pontuou que outro sintoma comum é o inchaço da barriga.  

Em casos de mulheres que não menstruam mais, a médica explicou que exames periódicos como ultrassom transvaginal são responsáveis por apontar a existência de miomas. 

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade