Sérgio Mendes, lenda da música brasileira, morre aos 83 anos
Famoso por sua versão de "Mas Que Nada", o pianista deixa um legado de mais de seis décadas de contribuição ao samba-jazz
06/09/2024
O renomado pianista e compositor Sérgio Mendes faleceu nesta quinta-feira (5), aos 83 anos. A notícia foi confirmada por seu filho, Rodrigo Mendes, que respondeu às mensagens de condolências enviadas por seguidores nas redes sociais.
Com uma carreira que ultrapassa seis décadas, Mendes ficou mundialmente conhecido por sua famosa versão de "Mas Que Nada", de Jorge Ben, que voltou ao topo das paradas em uma nova versão gravada com o grupo de hip hop The Black Eyed Peas, apresentando Mendes a uma nova geração. Ele também colaborou com grandes nomes do jazz internacional, como Herb Alpert e Cannonball Adderley, alcançando fama global.
Ao longo de sua trajetória, o músico conquistou um Grammy, dois Grammys Latinos e foi indicado ao Oscar em 2012 pela canção "Real in Rio", do filme animado Rio.
Herb Alpert, músico americano e amigo próximo de Mendes, prestou uma homenagem ao pianista em suas redes sociais, revelando que ele faleceu "de forma tranquila e pacífica" em Los Angeles, Califórnia. Alpert também mencionou que Mendes vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses, resultado das complicações a longo prazo da Covid-19.
Mendes deixa sua esposa, Gracinha Leporace, e cinco filhos. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento.