Vídeo: Anitta relembra abuso sexual aos 14 anos e denuncia cultura de culpar mulheres
Cantora refletiu sobre o trauma e destacou a necessidade de mudanças na forma como a sociedade trata as vítimas
21/10/2024
Em uma recente entrevista para o documentário "A Great Day with J Balvin", a cantora Anitta voltou a abordar um tema delicado e pessoal: o abuso sexual que sofreu aos 14 anos. Anitta relembrou o impacto psicológico do ocorrido, revelando que conviveu com o trauma em silêncio por muitos anos.
"Quando eu era adolescente, aos 14 anos, perdi minha virgindade sendo abusada por alguém que eu conhecia. Para mim, foi um misto de sentimentos, eu não sabia como reagir e como contar para a minha família. Eu não contei para ninguém, apenas vivi com isso por muitos anos", confessou a cantora.
A artista também destacou os sentimentos de culpa e vergonha, que muitas vítimas de abuso enfrentam, reforçando como a sociedade muitas vezes culpabiliza as mulheres: "As mulheres, em nossa sociedade, são treinadas para sentir que tudo é nossa culpa. É porque você se veste dessa maneira, porque se comporta dessa forma. Quando uma mulher é abusada, [perguntam], o que ela fez para ser abusada? O que ela estava vestindo? Como ela se comportou?", disse Anitta, criticando o padrão de questionamentos voltados às vítimas, enquanto os agressores são muitas vezes isentos de responsabilidade.
A cantora ainda apontou a diferença no julgamento entre homens e mulheres, especialmente em casos de traição, onde as mulheres são frequentemente mais penalizadas: "Para nós é sempre uma posição de estar por baixo e necessitar corresponder as expectativas. Sempre tem uma razão, nunca é culpa do cara. Nós fizemos algo para que o cara fizesse isso", observou.
A artista já havia revelado o abuso sexual no documentário "Anitta: Made in Honório", lançado em 2020. Durante o depoimento, gravado de forma íntima, Anitta relatou seu relacionamento com um "homem autoritário" e compartilhou o medo que sentia quando ele ficava irritado.