Ao vivo
SBT Sports

Após dois anos de proibição, Irã volta a autorizar ida de mulheres aos estádios

Primeira vez em que foi permitida a presença de iranianas em um estádio foi em 2019, 38 anos após a restrição ser implementada

Mulheres iranianas em um jogo de futebol após 41 anos de proibição

04/10/2021

Mulheres iranianas poderão acessar um estádio de futebol novamente após dois anos de proibição, no dia 12 de outubro, data em que a seleção nacional enfrentará a Coreia do Sul, pelas Eliminatórias Asiáticas da Copa do Mundo de 2022.

"A presença foi autorizada para a partida entre as seleções nacionais de futebol do Irã e da Coreia do Sul", informou o Clube de Jovens Jornalistas (YJC), agência de notícias ligada à televisão estatal iraniana.

 primeira vez em que elas foram autorizadas a assistir um jogo de dentro de um estádio foi em 2019, na goleada da seleção iraniana por 14 a 0 sobre o Camboja
Mulheres assistindo a goleada da seleção iraniana por 14 a 0 sobre o Camboja, em 2019. Foto: Vahid Salemi / AP  

Com a Revolução Islâmica de 1979, mulheres foram proibidas de acessar estádios no Irã, com a justificativa de serem "protegidas dos modos pouco educados" dos homens.

Após a revolução, a primeira vez em que elas foram autorizadas a assistir um jogo de dentro de um estádio foi em 2019, na goleada da seleção iraniana por 14 a 0 sobre o Camboja. 
 

Veja também