Capítulos
Capítulo 1, segunda-feira, 26 de junho
Galdino, preocupado com a falta de chuva comenta com o Sr. Aquiles que a estiagem prejudicou sua colheita, mas que vai vender seu trator para pagar o que lhe deve e recuperar a escritura da casa que deu como garantia. Aquiles diz para que ele não venda o trator porque o valor não é suficiente para quitar sua dívida e, além do mais, sua escritura está em segurança estando em seu poder e pergunta se o agricultor desconfia dele. Galdino responde que se tratando da segurança de sua família desconfia até de sua sombra. Aquiles afirma que ele vai receber um trator especial. Patrício e Rodrigo são fanáticos por esportes de risco e chegam ao povoado para escalar uma montanha. Roselena diz a Clara que não gosta que seus filhos se arrisquem e teme pelo que possa acontecer. Aquiles diz a Procópio que vai incumbi-lo de uma missão muito delicada. Galdino diz a Luciana, sua filha, que há muitos anos não acontecia uma seca tão prolongada e se preocupa com os prejuízos. Sabina diz a Galdino, em tom de profecia, que ele vai derramar muitas lágrimas. Patrício e Rodrigo estão prontos para escalar a montanha. Rodrigo diz a Patrício que se o vento permitir vão escalar a montanha pela parte de trás. Patrício diz que o vento é seu aliado e Rodrigo adverte que é preciso respeitar a natureza. Galdino, desolado, diz a Paz que não sabe mais o que fazer porque faz um ano que Sr. Aquiles está lhe emprestando dinheiro e teve que entregar a ele a escritura da casa. Ele comenta com a esposa que chegou a hora de dizer a verdade para Luciana. Procópio, seguindo ordens de Aquiles, incendeia a plantação de Galdino. Roselena diz a Matilde que Patrício sempre quis se parecer com Rodrigo, mas não tem a mesma habilidade. Máximino diz que não deve se preocupar porque Patrício está seguro na companhia do irmão. Roselena diz ao marido que se algo acontecer com seus filhos, ele será o responsável. Os irmãos estão escalando a montanha e Patrício está a ponto de chegar ao cume quando um dos ganchos se solta da rocha e Patrício cai no vazio diante dos atônitos de Rodrigo. Galdino sofre um infarto ao ver sua plantação em chamas.
Capítulo 2, terça-feira, 27 de junho
A corda arrebenta, Patrício fica pendurado e sente que algo aconteceu com sua coluna. Galdino, agonizando, diz a Luciana que vá para a capital e procure Roselena Torreslanda. Logo depois ele falece. Sabina se aproxima de Luciana e diz a ela que começaram suas lágrimas. Rodrigo avisa ao pai que Patrício sofreu um acidente na montanha. Máximino, fora de si, pede que o filho seja transferido para um hospital na capital. Rodrigo alerta o pai para a gravidade da situação e a recomendação dos médicos, que não garantem que ele sobreviva a uma longa viagem, mas ele é taxativo e exige que o filho seja atendido na capital. Roselena, muito nervosa, culpa o marido pelo que aconteceu com Patrício, pois ele sempre incentivou os filhos a se arriscarem em esportes radicais. Luciana pergunta para a mãe quem é Roselena Torreslanda. Paz se surpreende com a pergunta e diz que não sabe quem é essa pessoa. O médico diz a Rodrigo que deve avisar seus pais que a cirurgia será longa e difícil porque Patrício está com a coluna destruída. Máximino, furioso, diz a Rodrigo que ordenou que trouxesse seu irmão para a capital e deixa claro que se algo acontecer com Patrício ele será o culpado. Rodrigo fica desolado com a atitude do pai. Aquiles vai ao velório de Galdino para cobrar da viúva a dívida e diz que ela terá que pagar o que Galdino lhe devia. Luciana se revolta e pede a ele que se retire. Antes de sair, Aquiles, diante de todos que estão no velório, diz que a última vontade de seu amigo era de que Luciana que se casesse com ele. A surpresa é geral e Luciana afirma que seu pai jamais teria feito essa promessa. Ele insiste e diz que Galdino aceitou o casamento em troca do perdão da dívida. Lourenço expulsa Aquiles e ele afirma que a casa já é dele.
Capítulo 3, quarta-feira, 28 de junho
O médico diz a Máximino que Patricio chegou em estado muito grave, se submeteu a uma cirurgia muito delicada e conseguiu sobreviver, mas sua coluna se rompeu e ele perdeu os movimentos do pescoço para baixo. Máximino fica em choque e Roselena desmaia. Charito diz a Luciana que seria conveniente que ela aceitasse se casar com o Sr. Aquiles porque viveria na riqueza. Madalena diz a Luciana que Galdino jamais pediria a Aquiles que se casasse com ela. Aquiles mostra a Procópio a escritura da casa e o título de propriedade das terras de Galdino. Ele diz ter certeza que Luciana vai aceitar se casar com ele. Máximino diz a Roselena que não vai se conformar com o diagnóstico de um médico provinciano e vai procurar o melhor especialista para que seu filho se recupere por completo. Luciana garante que vai pagar tudo que seu pai devia, mas deixa claro que Aquiles não é bem-vindo. Madalena oferece suas economias para que Paz pague a dívida que tem com Aquiles. O médico diz a Rodrigo que seu irmão está evoluindo bem e será transferido para a Unidade Semi- intensiva. Ele comenta que Patrício perguntou para a enfermeira por que não podia se mexer, portanto, chegou o momento de conversar com ele. Patrício recebe a notícia deque está tetraplégico e chora desesperadamente. Luciana diz à mãe que está disposta a ir até a cidade vizinha para vender seu artesanato porque lá há turistas e as vendas são melhores.
Capítulo 4, quinta-feira, 29 de junho
Aquiles sequestra Luciana e ameaça fazer mal a seu irmão, Lourenço, caso ela se negue a se casar com ele. Ariche avisa as autoridades e eles chegam no exato momento em que o juiz está prestes a realizar o casamento. Patricio volta para casa e diz aos pais que ficará trancado em seu quarto até seu último dia de vida. Clara comenta com o sogro que teme que o acidente de Patrício altere seu relacionamento com Rodrigo. Máximino a aconselha a ter paciência porque, nesse momento, Patrício é a prioridade. Aquiles é preso, mas, horas depois, é posto em liberdade e, para se vingar, ordena que Luciana e a família sejam expulsos da casa onde moram. Rodrigo diz a Clara que está muito angustiado com o que aconteceu com Patrício e preocupado com os negócios. Mas ela não entende o momento que Rodrigo está passando e pede que lhe dê mais atenção. Rodrigo responde que ela é muito importante para ele e Clara aproveita para exigir que se casem imediatamente. Luciana, chorando, se despede da mãe e do irmão, e diz que o melhor é ir para a capital para fugir do Sr. Aquiles. Lourenço promete a Luciana que cuidará da mãe e em breve voltarão a estar juntos.
Capítulo 5, sexta-feira, 30 de junho
Archie, emocionada, se despede de Luciana e promete evitar que alguém a siga. Luciana se assusta ao ver Rodrigo. Roselena comenta com o padre que Patrício está muito intolerante e não sabe como trata-lo. Ela também culpa o marido por ter incentivado os filhos, desde pequenos, a gostarem de esportes perigosos. Procópio conta para Aquiles que Luciana foi embora do povoado, mas ninguém sabe para onde. Ele fica furioso. Rodrigo diz a Patrício que está comprometido com Clara, mas ainda não marcaram a data do casamento porque não é o momento para comemorações. Patrício diz ao irmão que não deve mudar os planos por sua causa e pede a ele que se case e seja feliz. Rodrigo chora e se culpa pelo acidente. Julieta diz a Clara que precisa marcar a data do casamento antes que apareça uma garota mais esperta e o conquiste. Julieta insiste com a filha, diz que se preocupa com seu futuro e agora que Patrício sofreu o acidente, Rodrigo é o único herdeiro. Aquiles ordena que Procópio procure Luciana e ameaça matá-lo se não conseguir o endereço onde está vivendo. Julieta diz a Roselena e Máximino que, quando Julieta contou que ia se casar com Rodrigo, pegou o avião para assistir ao casamento. Roselena pergunta ao filho porque não lhe disse nada sobre o casamento.
Capítulo 16, segunda-feira, 17 de julho
Clara tenta ridicularizar Luciana mas é contida por Rodrigo e Júlio que pedem a ela que se acalme e não provoque um escândalo. Clara diz a Julieta que com certeza Jana levou Luciana e tanto Roselena com Maximino estão de acordo e tudo isso é humilhante para ela. Constanza diz a Clara que não entende por que reage dessa maneira e ela deprecia Luciana por ser uma empregada. Constanza diz que nem se nota por que está esplêndida. Patrício diz a Rodrigo que está muito feliz e comenta com o irmão se viu como Luciana está maravilhosa. Rodrigo concorda e Clara ouve o comentário dele, diz que isso já é demais e ao tentar se retirar empurra um garçom e o insulta por derrubar bebida em seu vestido. Maximino pede a Rodrigo que abra o baile e ele convida Luciana para dançar. Clara fica furiosa. Lorenzo se surpreende ao ver Luciana vestida tão elegante numa festa de milionários e a acusa de se vender para um homem rico. Luciana responde que trabalha como empregada e cuida do filho inválido dos Torreslanda e está vestida dessa maneira por que o acompanhou na festa. Luciana conta ao irmã oque desde que chegou na capital lhe aconteceram muitas coisas desagradáveis e diz que Violeta não trabalha como enfermeira, mas como garçonete em uma boate. Constanza se esconde para ouvir a conversa entre Luciana e Lorenzo. Aldo surpreende Luciana e Lorenzo abraçados e em tom de brincadeira diz a ele que é muito rápido porque já conquistou a empregada. Lorenzo não gosta do comentário e esclarece que Luciana é sua irmã. Rodrigo diz a Luciana que mais uma vez não usou o pingente que lhe deu, mas ela não conta o que Clara fez. Rodrigo diz que essa noite é muito especial e não pode continuar escondendo o que sente por ela e os dois se beijam. Julieta diz a Clara que Luciana estava com um homem que se chama Lorenzo e tem um filho. Clara diz a Rodrigo que o homem desconhecido que entrou na festa é amante de Luciana.
Capítulo 17, terça-feira, 18 de julho
Gabriel diz a Rodrigo que é natural que tenha medo de perder sua liberdade. Clara diz a Fernanda e Valentina que fez um drama para Rodrigo. Fernanda critica a atitude da amiga e acha um exagero que discuta com ele só por que defende a empregada. Clara diz a Gabriel, Marcos, Valentina e Fernanda que ela e Rodrigo se amam e em poucos dias estarão casados. Aldo diz a Patrício que a filha de Jerônimo é muito bonita. Cláudio diz a Matilde que se preocupa por Luciana trabalhar na casa dos Torreslanda pois Maximino é um delinquente e teme que seus filhos sejam como ele. Matilde diz que os três filhos são muito bons. Violeta se assusta ao ver Aquiles. Ela tenta segui-lo mas não consegue e, imediatamente, avisa Luciana. Cláudio tranquiliza Luciana e diz que vai se encarregar desse homem. Maximino diz a Oscar que vai investigar Cláudio Linhares. Luana, arrasada, diz a Jana que sabia que Boris estava apaixonado por ela. Luciana conta a Matilde que Clara destruiu o livro que ganhou de Patrício e jogou no vaso sanitário o pingente que Rodrigo lhe deu. Matilde diz a Brigida que vai contar para Rodrigo que foi ela quem colocou o balde com lama na porta do quarto de Luciana para que ela caísse e também abriu a porta do quarto dela para que Clara destruísse o livro e jogasse o pingente no vaso sanitário. Matilde vai até o escritório e diz a Rodrigo que precisa falar com ele.
Capítulo 18, quarta-feira, 19 de julho
Matilde diz a Rodrigo que precisa falar com ele sobre Luciana. Rodrigo diz a Matilde que ela o conhece muito bem e por isso não pode lhe esconder nada e confessa que está apaixonado por Luciana. Matilde diz a Rodrigo que já percebeu e pede a ele que não lhe faça mal por que Luciana é uma jovem muito inocente e nobre. Matilde conta a ele o que Clara fez com os presentes que ele e Patrício deram para Luciana. Polo e Violeta contam a Lorenzo o calvário que Luciana passou na única noite que trabalhou na boate. Patrício pergunta a Luciana porque demorou tanto para chegar na festa e não estava usando o vestido que ele comprou. Ela diz apenas que caiu e sujou o vestido mas Jana emprestou outro para que pudesse ir à festa. Matilde culpa Rodrigo por ter provocado o ódio que Clara sente por Luciana pois como pensa que a mulher com quem vai se casar aceite que ele dê presentes para a empregada. Lastra pede a Ivan que faça de tudo para que Lorenzo trabalhe na boate pois pretende usá-lo para se vingar de Luciana. Rodrigo critica Luciana por não ter contado o que Clara lhe fez. Luciana diz que não quer ter problemas com sua futura esposa por que precisa do emprego. Oscar diz a Cláudio que não é conveniente que se envolva com Maximino. Ele afirma que seu cliente é muito generoso e poderá ajudá-lo no que precisar. Cláudio diz que isso é suborno. Roselena confessa ao padre Honesto que deu para uma família a filha de Cláudio e Aurora.
Capítulo 19, quinta-feira, 20 de julho
Matilde se sente mal ao descobrir que Luciana é filha de Cláudio e Aurora Linhares. Padre Honesto diz a Roselena que ela precisa da ajude de um psicólogo e não de um padre. Roselena admite que fez mal em dar em adoção a filha de Aurora mas não podia ficar com ela por que não é filha de Cláudio e sim de Maximino. Clara consegue seduzir Rodrigo e afirma que para não perder o seu amor é capaz de qualquer loucura. Matilde pede a Luciana que fale sobre sua família e sobre seus pais. Ela conta que foi muito feliz com eles e que antes de morrer seu pai pediu que procurasse uma mulher chamada Rosa Torres e que quando pergunta para sua mãe quem era essa mulher, ela ficou calada. Oscar diz a Maximino que não entende por que Cláudio Linhares está tentando provar sua inocência se ficou provada sua culpa. Maximino pede a ele que dê uma atenção especial ao caso. Lorenzo diz a Luciana que precisa tomar cuidado com o senhor Aquiles por que ele está na cidade. Lorenzo é atropelado por uma motocicleta, Jana e Melissa o socorrem e o levam para a casa dos Torreslanda para cuidar dele. Lorenzo pede permissão para falar ao telefone. Roselena chega, aos gritos o expulsa de sua casa e dá uma bronca em Luciana. Patrício diz a Rodrigo que Melissa e Jana socorreram o irmã ode Luciana e a mãe deles o expulsou. Roselena deixa claro para Patrício que Luciana tem que obedecê-la e se ele passar por cima das suas ordens terá que demiti-la. Roselena pede a Constanza que a ajude a procurar os jardineiros Galdino e Paz por que precisa saber o que aconteceu com aquela criança.
Capítulo 20, sexta-feira, 21 de julho
Patrício diz a Luciana que ela é muito importante para ele e que sempre poderá contar com sua proteção. Maximino se preocupa com o que Cláudio Linhares possa fazer contra ele e pressiona Oscar a evitar que isso aconteça. Clara ouve Rodrigo dizer que por ele não se casaria, mas que essa decisão não tem mais volta. O amigo pergunta se existe outra mulher. Luciana se apavora ao receber uma ligação de Lastra.