Claudete Troiano comenta nova fase na carreira e relembra quando foi contratada por Silvio Santos para o SBT: "Exatamente do jeito que eu pensei"
Apresentadora ainda recorda início como atriz e como percursora das narrações esportivas entre as mulheres
há 8 dias
Uma das figuras mais conhecidas da história da televisão brasileira, Claudete Troiano vem ao The Noite nesta quinta-feira, 14 de novembro, para falar sobre sua nova fase na carreira. Depois de décadas ininterruptas na TV, ela está agora comandando o podcast "PodSaúde com Claudete Troiano", que fala sobre saúde em todos os aspectos.
Claudete Troiano estava na RedeTV, quando decidiu se dedicar ao novo projeto. Ela conta que passou os últimos anos apresentando o programa "Vou te Contar" graças a Sidney Oliveira. Sua carreira, porém, começou muito antes, com apenas 7 anos, na TV Excelsior.
"Comecei fazendo novelas na TV Excelsior. Fui assistir a um programa de auditório com a minha prima. Quando cheguei lá, já era meio metida, descobri onde era a direção, fugi e fui saber o que faria para trabalhar lá. Me deram uma ficha, levei para casa e demoraram dois anos para me escalarem para o primeiro papel", relata.
De atriz, Claudete Troiano passou a apresentar diversos programas infantis e, na sequência, se dedicou as narrações esportivas.
"Trabalhei na Rádio Globo, Capital, Bandeirantes, onde tinha o Salão da Criança e uma quadra poliesportiva. Ficava lá o dia todo para mandar boletins para o rádio... Como não tinha nada para fazer a tarde toda, eu disse: 'Vou narrar esses jogos aqui?", afirma, antes de contar da época em que participou das transmissões das Olimpíadas de Los Angeles.
"No SBT, a convite do Silvio Santos, que me acompanhava no rádio, me chamaram para narrar os jogos das Olimpíadas de 1984. Então a primeira narração de mulher na TV também é minha", diz.
No SBT, Claudete Troiano também comandou o programa "Olha você", que, embora não tenha emplacada, a ajudou a realizar o sonho de ter uma atração na emissora.
"Todo mundo sabe que eu sempre quis trabalhar no SBT. Queria passar aqui de qualquer jeito. Todos que trabalharam comigo sabem disso. Eu li o livro 'O Segredo' e coloquei na cabeça que um dia iria participar de um programa do Silvio Santos e quando estivesse saindo pelos bastidores, ele iria falar: 'Claudete, vai até o meu camarim'. Iria entrar lá, me sentar no sofá branco que todos comentam e ser convidada para vir para cá", declara.
"Aconteceu exatamente do jeito que eu pensei. Vim fazer o 'Qual é a Música' com o Mion... Quando estava saindo, ele me chamou e eu 'Yes'. Nesse dia ele me contratou", finaliza.