Especialistas em games retrô relembram histórias, mostram raridades e falam sobre a Retrocon no The Noite desta terça (15)
Cleber, Gilão e Tiozão, criadores da maior feira retrogamer do país, participam do programa com relatos curiosos, consoles antigos e detalhes sobre o mercado brasileiro de games clássicos

O The Noite desta terça-feira (15) recebe três dos maiores entusiastas e colecionadores da cena retrô nacional: Cleber, Gilão e Tiozão. Especialistas em consoles antigos e criadores da Retrocon, o maior evento retrogamer do Brasil, eles falam sobre suas histórias pessoais com os videogames, mostram raridades de suas coleções e comentam curiosidades do mercado nacional.
"Meu primeiro contato com videogame foi através dos meus primos. Cheguei lá e tinha um Atari, mas eu nem podia mexer. Não me lembro de jogar, só falava: 'Legal. Um dia eu quero'. Depois, esse mesmo primo teve, por exemplo, um Super Nintendo, e aí sim, eu joguei", relembra Tiozão.
+ Matogrosso & Mathias celebram 50 anos de carreira com histórias, causos e novidades no The Noite
"Meu tio tinha um Atari, e no meu bairro um cara da rua de cima também tinha. A gente jogava futebol na esquina, aí terminava a partida e íamos jogar videogame, em dez moleques", compartilha Gilão.
Já Cleber, que cresceu numa casa humilde, se conectou com os games através da profissão do pai: "No meu caso, meu pai era técnico em eletrônica. A gente tinha uma origem muito humilde. Às vezes não tinha o que comer, mas tinha um videogame em casa. Ele era o único técnico da cidade e precisava transcodificar os consoles que a galera trazia de fora."
+ Gordão da XJ é o convidado do "Roda Solta" no The Noite desta quarta (2)
A produção do The Noite também transforma o palco do programa numa verdadeira cápsula do tempo, com consoles, TVs de tubo, games e revistas clássicas.
Juntos, todos falam sobre a Retrocon, evento que recebeu mais de 5 mil pessoas em sua primeira edição e agora terá uma nova entre 25 e 27 de julho.