The Noite recebe Rodrigo Pimentel, ex-capitão do BOPE e especialista em segurança pública, para uma conversa franca sobre violência urbana e operações
Atração desta terça-feira (11) ainda conta com um musical especial do italiano Alborosie

Rodrigo Pimentel é palestrante, roteirista, escritor, pós-graduado em Sociologia, especialista em segurança pública e capitão veterano do BOPE. Figura reconhecida nacionalmente por seu conhecimento sobre violência urbana, ele vem ao The Noite com Danilo Gentili desta terça-feira (11) para fala sobre o cenário atual da segurança no Brasil, comentar as recentes operações no Rio de Janeiro e fazer análises diretas sobre o avanço das facções criminosas.
Durante a conversa, ele comenta a Mega Operação realizada no fim de outubro no Rio de Janeiro, considerada uma das maiores ofensivas já feitas contra o Comando Vermelho. Pimentel ressalta que, embora não chame a operação de "sucesso" por conta dos policiais mortos, considera essencial o Estado retomar os territórios dominados pelo crime: "Facções impõem uma ditadura nas comunidades, expulsam e exploram os moradores".
Ele explica que ações no QG do Comando Vermelho, por exemplo, têm efeito imediato na redução da violência: "Só o fato de a polícia ir à casa do Doca, matar 120 integrantes e prender 90, fará com que, durante semanas, o Rio de Janeiro entre num processo de paz".
O capitão também faz uma análise sobre a reação popular às operações e o apoio maciço dos moradores. Fora do eixo fluminense, ele alerta para a expansão das facções em outras regiões, citando ações recentes da Polícia Civil da Bahia e do Ceará: "O Rio de Janeiro está com 22 homicídios por 100 mil habitantes, o Ceará com 37,5 e a Bahia com mais de 40. Ou seja: o Rio está muito menos violento que o Ceará e a Bahia, mas, ainda assim, todo o foco do governo federal é o Rio de Janeiro."
"Sem a ajuda federal, é impossível ocupar áreas dominadas. Só no Complexo do Alemão seriam necessários cerca de cinco mil homens", completa.
Pimentel ainda enxerga as facções como grupos terroristas, destacando que a reação do Comando Vermelho à Mega Operação seguiu o padrão de organizações desse tipo, com uso de drones e fuzis de guerra. Ele também chama atenção para o roubo de celulares como parte de uma estrutura criminosa transnacional: "Muitos aparelhos são localizados na África. Existe uma estrutura que planeja o crime, sabe onde vai vender e funciona de forma organizada. É uma tragédia que deveria ter pena mínima de cinco anos".
O The Noite ainda recebe o músico italiano Alborosie, que apresenta um musical especial no palco do programa.
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h15.






