Estudantes oferecem pedras para atirar em brasileiros em universidade de Lisboa
Um post publicado por uma brasileira que estuda na instituição relatando o fato viralizou na última segunda-feira (29)
01/05/2019
Universitários estavam dando pedras para ser lançadas em brasileiros na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Um post nas redes sociais relatando o fato, feito por uma brasileira que estuda na instituição, viralizou na última segunda-feira (29).
“Grátis se for para atirar a um zuca que passou à frente no mestrado” era o que se lia em um aviso logo acima de uma caixa de pedras. "Zuca" é diminutivo de brazuca e a mensagem sugere que os brasileiros roubaram vagas dos portugueses na universidade.
A ação fazia parte da campanha de uma chapa que disputa o comando da associação de estudantes - nome dado aos diretórios acadêmicos em Portugal.
Incomodados com a provocação, os brasileiros foram questionar o aviso e argumentaram que era xenofobia. "Os portugueses disseram que era brincadeira, humor", contou Eduarda Calado em entrevista a Veja São Paulo. A recifense de 24 anos é mestranda na faculdade e dona da postagem que viralizou.
+ Filha da atriz e cantora Juliana Diniz morre logo após o parto
A FDUL afirmou que tem "orgulho de ser um espaço de liberdade de opinião", por meio de nota. Acrescentaram, ainda, que esses valores devem estar ligados ao respeito por todos os alunos.