Comissão do Senado aprova regulamentação dos eSports no Brasil
Texto será enviado agora para a Câmara dos Deputados onde será analisado
05/07/2019
(Foto: Pixabay / Reprodução)
No início desta semana, a Comissão de Cultura e Esporte (CE) aprovou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 383/2017, onde promove o reconhecimento, regulamentação e incentivo dos esportes eletrônicos (eSports) no Brasil.
O texto foi enviado agora para a Câmera dos Deputados, onde deverá ser analisado. Os eSports são atividades competitivas envolvendo videogames, computadores e outros dispositivos. O texto pretende definir regras e reconhecer os jogos eletrônicos como atividade profissional.
O autor do projeto é o senador Roberto Rocha (PSDB-MA). O político reconhece que as disputas oferecem meios de "socialização, diversão e aprendizagem". Além disso, ele explica que os games podem ajudar a desenvolver a capacidade intelectual dos jogadores.
Relator da comissão, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) aprovou o texto com algumas alterações. Ele defende a regulamentação dos eSports pois serve de fonte de renda para atletas do mundo inteiro que tiveram suas carreiras encerradas precocemente por conta de lesões.