Publicidade
SBT Games

Xbox Series X|S chegam ao Brasil em 10 de novembro

Chegada da nova geração de consoles no país acompanha a data de lançamento global; entenda as diferenças técnicas entre os consoles X e S

xbox series x|s

23/10/2020

Publicidade
Chegou a notícia mais esperada do ano pelos fãs brasileiros de Xbox: o lançamento da nova geração de consoles Series X|S no país foi confirmada para o dia 10 de novembro, acompanhando a estreia global.

"Esse é o momento mais esperado pelos nossos fãs. Estamos muito felizes em lançar os Xbox Series X|S no Brasil, o que só foi possível com uma grande priorização do nosso mercado.", afirma Bruno Motta, gerente de Xbox para o Brasil.

Ainda de acordo com a empresa, na mesma data também ocorrerá a chegada do serviço EA Play ao Xbox Game Pass, sem nenhum custo adicional aos usuários.

A linha Xbox Series X|S promete entregar a experiência mais compatível e imersiva já vista no universo dos games, tudo isso com o melhor custo-benefício da próxima geração.


Entenda as diferenças entre os consoles X e S

Enquanto o Series X foi criado para ser um dos videogames mais poderosos já criados, a versão S chega com uma proposta um pouco mais modesta, mas nem por isso menos importante: tornar a nova geração mais acessível para uma maior parcela de jogadores. 

A primeira diferença entre os dois modelos já pode ser notada logo de cara. Considera pela Microsoft "o menor e mais elegante" Xbox já feito, o Series S é 60% menor que o X. No entanto, vale lembrar que tamanho não é documento, e o Series S não fica atrás do irmão quando o assunto é tecnologia.

Tanto o Xbox Series X quanto o S são alimentados por um processador Zen 2 de oito núcleos personalizado, mas enquanto a CPU Series X funciona a 3,8 GHz por núcleo (3,6 GHz com multi-threading), a do S roda a 3,6 GHz (3,4 GHz com multi-threading).

Eles diferem ainda mais no processamento gráfico, com o Series X ostentando 12 TFLOPS (52CUs a 1,825 GHz) de gráficos RDNA 2, e o Series S, 4 TFLOPS (20CUs a 1,565 GHz) de gráficos RDNA 2.

A RAM dos dois consoles também apresenta particularidades entre si: o console X terá 16 GB de RAM GDDR6, enquanto o S terá 10 GB.

O rastreamento de raio será suportado por ambos, mas enquanto o Series X será capaz de rodar jogos em resolução 4K completa, o Series S será travado em 1440p. Ambos rodarão jogos a 60fps nativamente, embora sejam capazes de até 120fps.

Já no quesito armazenamento, é importante destacar que os dois consoles carregam um SSD compatível com a necessidade de carregamento rápido, mas também trazem diferenças. O console principal virá com um SSD interno de 1 TB, com um slot de expansão para um drive de 1 TB adicional.

Já o irmão acessível terá um SSD de 512 GB, como forma de manter os custos mais baixos. Este, porém, é o ponto que acaba preocupando muitos entusiastas dos Series S, já que muitos jogos hoje em dia apresentam até 100 GB de tamanho - e alguns até mais, como no caso do Call Of Duty: Warzone. Felizmente, o Series S também suportará uma placa de expansão de 1 TB, que será disponibilizada separadamente.

Por fim, é importante destacar que todos os jogos do Xbox, sejam eles Xbox One, Xbox Series e até mesmo Xbox 360 Originais, devem funcionar em toda a família de consoles da Microsoft.
Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade