Publicidade
SBT Games

Japão estuda taxar cosplayers com base em lei de direitos autorais

O governo está consultando as empresas que possuem direitos sobre os personagens mais populares entre os cosplayers profissionais

taxa cosplay

25/01/2021

Publicidade
Segundo uma matéria do jornal The Nikkan Sports, o governo do Japão estaria estudando aplicar um imposto sobre atividades remuneradas de cosplay no país. A medida, que só seria implementada caso a nova lei de direitos autorais seja aprovada pelo parlamento japonês, resultaria na cobrança de uma taxa sobre os ganhos de cosplayers profissionais.

A reportagem indica ainda que, a princípio, o governo estaria consultando as empresas detentoras dos direitos autorais dos personagens mais populares entres os cosplayers, e destaca que, se adotada, medida viria a afetar apenas as pessoas que fazem do cosplay uma atividade remunerada, e não aquelas que o fazem por diversão e hobby.

O principal líder do partido "Partido de Proteção à Liberdade de Expressão" confirmou que essa lei realmente está sendo avaliada, e disse que está fazendo o máximo para beneficiar tanto as empresas que possuem os direitos dos personagens quanto os cosplayers, buscando uma forma justa para deixar ambos satisfeitos. Como um dos responsáveis por essa lei, ele afirma que tem buscado formas de manter as leis de direitos autorais do Japão atualizadas, já que estamos na era de "conteúdo gerado por usuários".

Via Clube Do Videogame
Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade