Twitch bane Nobru por transmissão de futebol e volta atrás
Streamer possuía permissão para retransmitir jogo em estilo pay-per-view e mesmo assim plataforma baniu seu canal por realizar essa live
23/08/2021
Neste domingo (22) aconteceram dois casos inéditos relacionados ao mesmo evento. Nobru realizou uma transmissão do jogo do Corinthians x Athletico-PR, pela 17ª rodada do Brasileirão, em seu canal da Twitch pela primeira vez e, mesmo com parceria com o time que detinha os direitos de transmissão da partida, o canal foi banido aos 35 minutos de jogo. Pouco antes do fim da partida, Twitch voltou atrás e retirou banimento do canal.
Jogo estava autorizado pra ser transmitido, não sou maluco de transmitir algo sem consultar ou tiver a permissão família, mas relaxa, iremos reativar o canal e entrar em processo judicial com quem derrubou a Live, abraços e tô voltando pra casa, VAI CORINTHIANS!!! ?? https://t.co/TD0NdXDlNG
? #MPN #NOBRU ? (@nobru) August 22, 2021
Após a interrupção da transmissão, Nobru e o Athletico-PR entraram em contato com a Twitch em busca de resolução do caso. O canal de Nobru ficou fora do ar por 1 hora e 11 minutos e o clube postou um esclarecimento sobre o ocorrido afirmando que "a exibição respeitou integralmente os direitos contratados" e que o motivo do banimento foi "uma notificação equivocada de um terceiro, alegando que o Nobru não teria direito de exibir este jogo".
Por conta do formato estilo pay-per-view que permitiria que apenas os subs do canal acompanhassem a transmissão (valor do sub é R$ 7,90 e vale para o mês todo), Nobru afirmou também em seu Twitter que já está em contato com a Twitch solicitando reembolso aos usuários da plataforma que deram sub por conta especificamente do jogo. O streamer inclusive divulgou um e-mail para casos com urgência: sacnobru@gmail.com.
Embora esta fosse a primeira parceria de Nobru para transmissão de futebol, o Athletico Paranaense já havia realizado antes este formado no dia 4 de fevereiro de 2021 no canal da Twitch do Baiano. Na ocasião havia sido uma partida entre o Athetico-PR contra o Internacional pela 34ª rodada do Brasileirão.