Apple bane Fortnite da App Store por até cinco anos
O mais novo capítulo da guerra entre Apple e a Epic Games baniu o battle royale da loja de aplicativos
23/09/2021
A batalha entre Apple e Epic Games parecia ter chegado ao fim com um acordo firmado entre as empresas, mas pelo visto a novela está longe de terminar. Mesmo após a desenvolvedora de Fortnite aceitar as exigências da criadora do iOS, a Apple baniu o battle royale de seu ecossistema até o fim dos tramites legais, o que pode levar até cinco anos.
Confira decisão da Apple, divulgada pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeney, em seu Twitter:
Late last night, Apple informed Epic that Fortnite will be blacklisted from the Apple ecosystem until the exhaustion of all court appeals, which could be as long as a 5-year process. pic.twitter.com/QCD7wogJef
? Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) September 22, 2021
O que gerou o novo desentendimento é que as empresas já haviam formalizado um acordo para trazer o jogo de volta a dispositivos Apple, com a Epic seguindo o protocolo da empresa. A escolha da Maçã parece ser uma espécie de retaliação intencional para afastar Fortnite de seus aparelhos, visto que a empresa pode atrasar o fim da ação judicial com diversas manobras jurídicas.
Com isso, o CEO da Epic logo acusou a empresa de ter mentido ao tribunal e à imprensa por, segundo ele, ter declarado que acolheria o retorno da Epic para a App Store caso o acordo fosse fechado.
Apple lied. Apple spent a year telling the world, the court, and the press they?d "welcome Epic?s return to the App Store if they agree to play by the same rules as everyone else". Epic agreed, and now Apple has reneged in another abuse of its monopoly power over a billion users.
? Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) September 22, 2021
Mais informações sobre o caso devem ser reveladas após posicionamento oficial da Apple, mas até o momento não há novidades..