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SBT Games

Tibia 25 anos: Entrevista com Stephan Vloger, CEO e co-fundador da CipSoft

O clássico do MMORPG celebra, em janeiro, mais de duas décadas de história, além de um crescimento expressivo de jogadores; assista a entrevista exclusiva!

tibia 25 anos - stephan vloger

27/01/2022

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Se você já tinha idade para frequentar as famosas lan houses no começo dos anos 2000, com certeza testemunhou e talvez até tenha feito parte do nascimento de uma das fanbases mais apaixonadas do cenário gamer: a do Tibia, o grande clássico do MMORPG, que completou, no dia 07 de janeiro, 25 anos de história, com mais de 32 milhões de jogadores.

Em um mercado atualmente dominado por battle royales e jogos com uma estética cada vez mais realista, o jogo que, em 1997, esteve na vanguarda da indústria de games, abrindo caminho inclusive para outros sucessos do gênero, segue provando que se mantem não apenas relevante para as várias gerações de jogadores, mas também competitivo como um negócio.

Tibia celebra 25 anos de história com novidades no jogo
Tibia celebra 25 anos de história com novidades no jogo | Divulgação/CipSoft

Para Stephan Vloger, CEO e Co-fundador CipSoft, estúdio alemão responsável pelo desenvolvimento do jogo, aspectos como as múltiplas possibilidades de entretenimento dentro do jogo, e a liberdade que isso confere aos jogadores, além do fato do game ser acessível para os mais diferentes públicos foram determinantes para que o Tibia não se tornasse obsoleto no mercado e conseguisse não somente manter os seus tradicionais jogadores como também atrair as novas gerações.

"Tibia é [um jogo] de acesso muito fácil e instantâneo. O jogo é bem pequeno e você pode começar a jogar imediatamente. Você não precisa pagar pelo jogo. (...) Além disso, a jogabilidade é bem intuitiva. É bem fácil começar a jogar e, eu realmente acho que os jogadores apreciam isso", explicou Stephan Vloger em entrevista exclusiva ao SBT Games.

A respeito do conflito entre a estética atual da indústria de games e o visual retrô do jogo, o co-fundador do CipSoft destacou que, apesar de diversas investidas do estúdio, os próprios usuários defendem a manutenção dos aspectos mais "oldschool" do Tibia. "Eu acho que os jogadores veteranos estão mais voltados para o aspecto clássico do jogo, eles gostam do jogo como ele está. Por exemplo, de tempos em tempos, no passado, nós perguntávamos se deveríamos mudar os gráficos e deixá-los mais atualizados, em alta resolução ou até mesmo em 3D, e eles sempre diziam: 'não, deixem como está, nós amamos a baixa resolução dos gráficos, a pegada oldschool que os gráficos possuem. Então, nós não tentamos mudar o apelo do jogo, e a pegada do jogo, nós só tentamos adicionar mais coisas interessantes ao longo do tempo", revelou Stephan, alegando que a aparência clássica do game não só fez com que este se destaque dos demais, como também serviu de para fidelizar novos e velhos jogadores.

Os últimos balanços da empresa confirmam tudo isso. Desde 2020, durante a pandemia da Covid-19, o jogo viu o seu número de jogadores aumentar mais de um terço, ultrapassando a marca de 100 mil usuários ativos. Além, claro, da entrada de novos jogadores no servidor, Stephan observou que, ao longo deste período de isolamento, houve um considerável regresso de players antigos ao univero de Tibia. Segundo ele, neste momento delicado, muitos usuários viram no jogo um local de liberdade e segurança, onde poderiam rever velhos amigos, recordar momentos felizes e explorar novas possibilidades. "A comunidade é basicamente o Tibia, é a coisa mais importante para o jogo. Existem jogadores que cresceram jogando, e quando perguntamos aos jogadores por que jogam Tibia, e por que há tanto tempo, eles sempre respondem que é por causa dos amigos que estão no jogo", completou.

Tibia 25 anos: Imagem de evento de dentro do jogo
Tibia 25 anos: Imagem de evento de dentro do jogo | Divulgação/CipSoft

No entanto, quando o assunto é comunidade, é quase impossível falar sobre Tibia sem mencionar a verdadeira legião de fãs que o jogo cultiva desde de 2005, quando o jogo de fato ganhou popularidade no país. Com mais mais de 10 milhões de contas criadas ao longos dos últimos 15 anos e cerca de 185 mil usuários ativos só em 2021, o Brasil possui a maior comunidade dentro do jogo, apesar de não ter sido, a princípio, uma região de interesse de marketing da CipSoft. "Nunca realmente visamos o mercado brasileiro; acho que os jogadores brasileiros simplesmente o acharam, aceitaram e amaram, e ele cresceu por si só. Nós nunca fizemos nenhum marketing no Brasil, então estamos muito felizes que tantos jogadores no país nos acharam", contou o CEO do estúdio.

A comunidade brasileira, porém, vai muito além dos números. Com tantos jogadores explorando o universo do jogo e a intensa demanda por um relacionamento mais próximo entre marcas e consumidores, já era de se esperar que o Brasil tivesse, de alguma forma, influenciado o desenvolvimento do título ao longo dos anos. Mas, segundo Stephan, essa relação entre os brasileiros e a história do Tibia é ainda mais intensa: "A comunidade brasileira é a maior no Tibia; pelo menos metade dos nossos jogadores é do Brasil. Então, o país teve o maior impacto no jogo. E sempre que pedimos opinião à nossa comunidade, a maioria das respostas vêm dos jogadores brasileiros. É o caso desde 2005... então, vem acontecendo há mais de 15 anos! (...) Acho que os jogadores brasileiros influenciaram pesadamente o jogo com suas opiniões por muitos anos; e o Tibia realmente foi sendo adaptado em grande parte para o gosto deles. Acho que o Tibia virou um jogo brasileiro através dos anos".

Com servidores cada vez mais povoados por fãs apaixonados pelo universo do jogo e uma trajetória de dar inveja a outras franquias, a CipSoft se prepara para celebrar esses 25 anos em grande estilo. A primeira grande novidade foi a inclusão de efeitos sonoros no jogo, algo que, para Vloger, já era um desejo tanto dos desenvolvedores quanto dos usuários. "A ideia de incluir sons no Tibia é, certamente, tão antiga quanto o próprio game. Nós estamos adicionando novos recursos e conteúdo ao game há 25 anos. Contudo, até agora, o som nunca foi nossa principal prioridade. (...) Mas, para o aniversário de 25 anos estávamos procurando por algo realmente inesperado, algo que sentíssemos que era realmente novo e fresco. (...) Estamos muito animados com isso. Depois de 25 anos, o game vai ter seu próprio som", comemorou o CEO da CipSoft, indicando ainda que 2022 reserva outros anúncios e um grande evento especial para os jogadores.

Questionado, por fim, sobre suas expectativas para os próximos 25 anos do Tibia, Stephan Vloger falou nada mais do que todo fã gostaria de ouvir: "Eu acho que daqui a 25 anos o Tibia continuará por aqui. Nós ainda estamos aqui depois de 25 anos, e acho que estaremos por aqui em 50. Mas, o jogo, na maior parte, continuará sendo o mesmo, já que os jogadores já gostam dele como ele é". Tomara!


Assista a entrevista com Stephan Vloger na íntegra!

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