Metaverso - O futuro para os leigos e o presente para os games
Entenda o que é Metaverso, conheça alguns jogos que são feitos para esse universo online e saiba como os gamer já estão muito acostumados com esse termo
19/02/2022
Recentemente, com o anúncio do Meta, um ambiente criado por Mark Zuckerberg e completamente interligado entre todas as funcionalidades do Facebook, o tema Metaverso ficou em alta para as pessoas que não são acostumadas com videogames. Mas, o que talvez alguns não saibam, é que existem games recentes (e até antigos) que são envolvidos com essa temática e que exploram o universo interligado, com inúmeras possibilidades.
Nesta matéria, vamos te apresentar as funcionalidades e os modos de jogar alguns games que são famosos por usar o Metaverso, além de mostrar algumas curiosidades sobre jogos antigos que já tinham o seu próprio "Metaverso".
Mas, antes de começarmos, vale ressaltar a explicação do que é Metaverso. Em palavras fáceis, ele é um universo, em realidade virtual, completamente imersivo. Ou seja, você consegue se conectar com outros jogadores ao redor do mundo e interagir com eles através do 3D ou de óculos VR ou de realidade aumentada, fazendo com que você vivencie a experiência externa como se estivesse dentro dela.
Agora, partindo para os jogos, vamos começar com alguns que estão com pequenos passos dentro do Metaverso: Fortnite e Roblox. No primeiro caso, enquadra-se nesse universo de realidade aumentada os shows virtuais feitos por Travis Scott, por exemplo, e as apresentações de filmes do Christopher Nolan. Já Roblox entrou para o Metaverso com partidas de Polícia e Ladrão e por ter uma loja virtual da Nike.
Como essa realidade aumentada é impactada pelo "roleplay", também podemos citar o Potatos RP, que você pode ver a matéria completa sobre ele aqui.
Partindo agora para os mais conhecidos do gênero, podemos citar The Sandbox, que funciona no esquema de retroalimentação, ou seja, os jogadores compram e vendem itens para diversificar o que existe dentro do próprio game. Você entra nesse universo personalizando o seu próprio avatar e, a partir daí, é exploração e criação. Neste mesmo estilo de jogo, também podemos citar Decentraland.
Claro que não podemos falar de Metaverso sem esbarrar em NFT, e existem diversos jogos que funcionam com compra e venda de itens através de Cripto Wallets, mas o que citaremos aqui será Mobox, um game em que o seu próprio personagem é transformado em uma NFT e só de entrar no jogo, você já pode resgatar algumas recompensas. Como quase todos os jogos de transações, a ideia de Mobox é crescer através do investimento dos próprios players.
Para finalizar, temos que contar o porquê do termo Metaverso ser tão comum para os gamers. Por mais que essa palavra soe tão nova, esse conceito existe desde 1991. Trouxemos então a luta contra chefe Psycho Mantis, de Metal Gear Solid, de 1998, que tem um macete extremamente interessante para derrotar o mestre com habilidades psíquicas.
No espaço de controle 1, Mantis é imbatível. Ele consegue prever todos os seus movimentos antes mesmo de você fazê-lo. Mas no controle 2, o chefão perde a habilidade de ler a sua mente, fazendo com que você consiga derrotá-lo facilmente.
O Metaverso é o caminho para o futuro que vários gamers já experimentaram, por isso a facilidade de se encaixar neste novo mundo em que você pode ser o "Jogador 1".