R6: Após críticas, Ubisoft desiste de Major nos Emirados Árabes
Estúdio sofreu duras críticas por escolher um país com leis contra pessoas LGBTQIA+ para sediar o campeonato
22/02/2022
A Ubisoft desistiu de realizar o Six Major, um dos principais campeonatos de Rainbow Six Siege, de agosto deste ano nos Emirados Árabes Unidos. Em comunicado divulgado nesta terça-feira (22), o estúdio anunciou que buscará um novo país para sediar o torneio.
A decisão da Ubisoft veio após uma enxurrada de críticas vindas da comunidade e, até mesmo, dos próprios membros das equipes de transmissão do game após o fim do Six Invitational 2022, mundial do Rainbow Six Siege. Tal revolta se deu por conta das leis e políticas de repressão aplicadas contra pessoas LGBTQIA+ no país do Oriente Médio.
Confira o comunicado oficial da Ubisoft:
? Rainbow Six Esports (@R6esports) February 22, 2022
"(...) ouvimos claramente que membros da comunidade internacional de Siege questionaram essa escolha, e tomamos a decisão de mudar o Six Major de agosto de 2022 para outra região do nosso Rainbow Six Esports, com o local exato ainda a ser definido", disse a Ubisoft.
Nos Emirados Árabes Unidos é proibido que pessoas do mesmo sexo se casem, mas além disso pessoas que tenham um relacionamento não-heterossexual podem ser condenadas à prisão perpétua ou até mesmo à morte. Enquanto isso, a equipe da Ubisoft responsável por Rainbow Six Siege é conhecida por incluir operadores LGBTQIA+ no game, como Flores e Osa, além de também contar com grandes casters que integram a comunidade, o que tornou estranha a decisão de levar um campeonato do game para o país.
A temporada 2022 de Rainbow Six Siege, também chamada de Ano 7, contará com três Six Majors: em maio (nos Estados Unidos), em agosto (que agora não tem sede definida) e um em novembro (em algum paísa da Ásia). Siege está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.