Epic Games adquire a plataforma de música Bandcamp
Apesar da compra, a empresa continuará a operar de forma independente debaixo do guarda-chuva da Epic
03/03/2022
A Epic Games anunciou na última quarta-feira (2) que adquiriu a plataforma de música Bandcamp. O site é conhecido por ser uma das principais plataformas para bandas e músicos independentes se promoverem.
A compra foi anunciada oficialmente com comunicados no site da Epic Games e do Bandcamp. De acordo com Ethan Diamond, CEO e co-fundador do Bandcamp, a plataforma continuará operando de forma independente e manterá o sistema de divisão de lucros com seus usuários.
"Os produtos e serviços nos quais vocês dependem não vão a lugar algum, continuaremos a construir o Bandcamp em torno de nosso modelo de arrecadação com artistas em primeiro lugar (onde artistas recebem em média 82% de cada venda), vocês ainda terão o mesmo controle sob como oferecer suas músicas [...]", disse Diamond.
O Bandcamp foi fundado em 2008 com o objetivo de oferecer uma plataforma para artistas, bandas e gravadoras venderem suas músicas de forma independente, pagando apenas uma taxa mínima em cada transação.
Já a Epic Games se tornou uma das gigantes do mundo dos games nos últimos anos, a empresa é responsável por Fortnite (um dos principais battle royales da atualidade) e vem construindo seu próprio ecossistema. Nessa construção, já houveram compras como a do estúdio Harmonix e a plataforma ArtStation, focada na divulgação de portfólios de seus usuários.