Publicidade
SBT Games

Ações de Ubisoft caíram aproximadamente 40% em 2021

Depois de sofrer denúncias de abusos e assédio em seus estúdios, ações da empresa estão em queda e iniciaram 2022 com queda recorde de 7.5%

Logo da Ubisoft

09/03/2022

Publicidade

As denúncias direcionadas à Ubisoft foram feitas há praticamente dois anos, mas ainda geram consequências ao rendimento da empresa, resultando até em processos judiciais na França e nos EUA, onde estão localizadas as sedes da Ubisoft e da Activision, que também enfrenta problemas similares. Além dos processos, as empresas também demitiram muitos funcionários, perderam diversos talentos e, por conta das denúncias, encontra dificuldades em recrutar trabalhadores.

A queda de 40% no valor de mercado é a maior da Ubisoft desde 2015, quando sofreu muitas críticas pelos lançamentos do ano anterior. No entanto, a situação atual é ainda mais preocupante para a desenvolvedora, já que as ações continuam em queda de 7.5% até o momento neste ano de 2022. 

SeekingAlpha, veículo de análise de mercado na indústria dos games, atribuiu a queda ao fraco desempenho dos lançamentos em 2021 (com exceção de Assassin's Creed Valhalla) e ao gerenciamento ruim da empresa nos últimos anos. Confira:

A indústria de videogames está evoluindo. Os velhos tempos em que as empresas de videogames baseavam sua força e potencial financeiro quase exclusivamente nas vendas físicas de seu pipeline de lançamentos de jogos já se foram. A introdução de vários novos modelos de negócios, como jogos como serviço, conteúdo para download, microtransações e outros, permitiu que as empresas de videogames entrassem em uma nova fase da juventude.
A Ubisoft Entertainment é uma veterana da indústria que está enfrentando muitos problemas para se adaptar à indústria de videogames em constante evolução. A desenvolvedora e editora sediada na França está lutando para se manter relevante enquanto tenta implementar novos modelos de negócios em sua já decadente linha de franquias de jogos e está começando a refletir sobre os fundamentos da empresa. As ações foram duramente atingidas e caíram mais de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, mas mesmo após esse declínio, é difícil ver a empresa como um investimento atraente."

Recentemente, a Ubisoft anunciou que está aberta a discutir uma possível venda, desde que a empresa interessada respeite sua filosofia interna. Muitas movimentações foram feitas nos últimos meses e. Com esta declaração e  a situação financeira da desenvolvedora, a possibilidade de mais uma grande compra na indústria dos games se torna cada vez mais iminente.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade