Publicidade
SBT Games

Microsoft recusou proposta da Marvel para criação de jogos

Segundo chefe da Marvel Games, proposta foi feita em 2014 após término da parceria com Activision e Microsoft alegou foco "em suas franquias"

logo Marvel Studios

23/05/2022

Publicidade

Os jogos da Marvel em parceria com a Sony são um grande sucesso até aqui, com Marvel Spider-Man e Marvel's Spider-Man Miles Morales somando mais de 25 milhões de unidades vendidas. No entanto, a história de parceria entre as duas quase não aconteceu! Segundo o portal VGC, a Marvel Games procurou tanto Sony quanto Microsoft buscando parceria para produção de jogos em 2014, quando o contrato com a Activision terminou. No entanto, a dona do Xbox recusou a proposta alegando estar focada em suas próprias franquias.

A PlayStation, por sua vez, encaminhou o acordo e designou o desenvolvimento das obras à Insomniac Games, estúdio independente na época. No livro The Ultimate Story of Video Games, Volume 2, de Steven L Kent, o executivo da Marvel Games Jay Ong, contou que procurou tanto Microsoft quanto Sony em busca da parceria. O executivo ainda afirmou que pensava em Marvel's Spider Man como rival dos jogos Arkham. Veja a declaração:

Marvel?s Spider-Man era de fato um rival digno dos jogos Arkham. Colocar o Homem-Aranha no topo dos jogos não foi apenas uma questão de dinheiro e tecnologia, era uma questão de encontrar uma equipe com uma grande visão. A Insomniac queria criar um jogo icônico para um super-herói icônico. A participação ativa da Marvel garantiu um novo nível de autenticidade. Querendo criar uma franquia exclusiva do PlayStation, a Sony não emprestou apenas ao Marvel?s Spider-Man um gigantesco orçamento de marketing, mas também ofereceu suporte técnico do início ao fim.

Ong comentou ainda sobre a mudança de parceiros e produzir jogos da marca Marvel:

Quando se tratava do Homem-Aranha, a Activision não estava preparada para competir contra jogos como Batman: Arkham Asylum. A Sony estava. Até o momento, os jogos Arkham e Marvel?s Spider-Man são incomparáveis ??entre os jogos de super-heróis em vendas.. Em 2020, enquanto a Sony se preparava para lançar o PlayStation 5, o jogo exclusivo que encabeçava esse lançamento era Marvel?s Spider-Man: Miles Morales. Marvel?s Spider-Man foi a primeira vez que a própria Marvel percebeu que os jogos como meio de comunicação poderiam impulsionar a marca.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade