Ao vivo
SBT Games

Crystal Dynamics derruba podcast que vazou novo Tomb Raider

Informações sobre o plot de novo jogo da franquia foram vazadas recentemente

Imagem promocional de Shadow of the Tomb Raider

04/08/2022

Ao que tudo indica, os vazamentos recentes sobre a trama do novo jogo da franquia Tomb Raider são reais. Isso porque a Crystal Dynamics, desenvolvedora do jogo, está tomando medidas contra o podcast Sacred Symbols, responsável por revelar as supostas informações sobre o jogo.

A ação da Crystal Dynamics foi abrir um processo de proteção de direitos autorais, o chamado DMCA, que derrubou o conteúdo do podcast do jornalista Colyn Moriarty no Patreon. 

Moriarty revelou que teve acesso ao roteiro da nova aventura de Lara Croft e, por conta disso, não houve crime ou violação do estúdio. Em vídeo publicado em seu canal do YouTube, o jornalista declarou: "Eles (Crystal Dynamics) enviaram um pedido de DMCA ao Patreon, pedindo que retirássemos a parte do áudio com as informações sobre o novo jogo de Tomb Raider".

O DMCA (Digital Millenium Copyright Act, traduzido para Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) é uma lei dos Estados Unidos que obriga aos provedores de serviços online, como YouTube, Facebook e outras redes sociais, a desmonetizar ou até mesmo retirar do ar os conteúdos que infringem os direitos autorais de empresas e artistas. Com isso, o jornalista responsável pelo podcast Sacred Symbols atendeu ao pedido da Crystal Dynamics e retirou do ar a parte do áudio onde as notícias de Tomb Raider eram discutidas pela bancada.

Após isso, os membros do podcast se uniram e publicaram o vídeo no YouTube com as explicações sobre o que aconteceu com o episódio.

A Crystal Dynamics confirmou o desenvolvimento de um novo game da franquia Tomb Raider em abril deste ano, revelando que o título será criado com o uso da Unreal Engine 5 e, apesar de não contar com uma janela de lançamento confirmada, novidades sobre o jogo devem ser divulgadas nos próximos anos. Porém, a venda da Crystal Dynamics e outros estúdios ocidentais da Square Enix para o Embracer Group, grupo da Suécia que também é responsável pela THQ Nordic e a Deepsilver, pode ter efeitos no tempo de espera pela nova aventura de Lara Croft.

O jogo mais recente da série Tomb Raider foi lançado em 12 de setembro de 2018. Desenvolvido pela Eidos Montréal, Shadow of the Tomb Raider narra uma aventura de Lara Croft na América do Sul, o que a leva à Floresta Amazônica na busca de uma antiga relíquia maia.

O título está disponível para Google Stadia, PC, PlayStation 4 e Xbox One. Usuários do PlayStation 5 e Xbox Series X/S podem explorar o game, que é disponibilizado via retrocompatibilidade.

Veja também