Nintendo está recusando serviços à clientes mal educados
Empresa teve sua postura elogiada pelo ministério do Bem-Estar do Japão
17/11/2022
O relato da Kyodo News, revela que a Nintendo Japão mudou sua página de reparos em outubro, adicionando novas regras para clientes que enviam hardware defeituoso para reparo:
Ao fazer uma consulta sobre um produto reparado, evite usar quaisquer ações (incluindo, mas não se limitando às listadas abaixo) que vão além do que é socialmente aceitável como meio de atender à sua solicitação. Se considerarmos que alguma dessas ações ocorreu, podemos nos recusar a substituir ou reparar o produto. Além disso, se a Empresa considerar a conduta maliciosa, entrará em contato com a polícia, um advogado etc. e tomará as medidas cabíveis.
De acordo com o site, as ações que podem fazer com que a Nintendo se recuse a reparar um produto são:
- Comentários insultuosos ou denegridores;
- Intimidação ou ameaças;
- Invasão de privacidade;
- Repetir excessivamente o mesmo pedido ou reclamação;
- Demandas excessivas, como por um reparo gratuito quando a garantia expirou;
- Comentários difamatórios em redes sociais ou sites
- Exigir um pedido de desculpas da Nintendo ou de sua equipe sem motivo razoável;
Membro das Relações Públicas da Nintendo complementa à Kyodo News:
Tomamos a decisão depois de concluir que nossos clientes entenderiam por causa da reputação que construímos de responder fielmente a eles
De acordo com o relatório da Kyodo News, não há lei contra clientes que assediam funcionários no Japão, mas algumas empresas vêm incorporando regras antiassédio em seus termos e condições. A decisão da Nintendo foi elogiada por um funcionário do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, o funcionário diz que algumas corporações começaram a tomar uma postura resoluta contra o problema, o que é eficaz.
Por outro lado, o professor de psicologia social da Universidade de Kansai, Hiromi Ikeuchi, acrescenta que nos últimos anos, as postagens nas mídias sociais tornaram visível o assédio a que vários setores estão expostos, e as atitudes dos consumidores também estão mudando. E, como resultado, a Nintendo conseguiu acompanhar os tempos com sucesso, tomando uma decisão que a sociedade estava pronta para aceitar.