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Nintendo está recusando serviços à clientes mal educados

Empresa teve sua postura elogiada pelo ministério do Bem-Estar do Japão

nintendo japão

17/11/2022

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O relato da Kyodo News, revela que a Nintendo Japão mudou sua página de reparos em outubro, adicionando novas regras para clientes que enviam hardware defeituoso para reparo:

Ao fazer uma consulta sobre um produto reparado, evite usar quaisquer ações (incluindo, mas não se limitando às listadas abaixo) que vão além do que é socialmente aceitável como meio de atender à sua solicitação. Se considerarmos que alguma dessas ações ocorreu, podemos nos recusar a substituir ou reparar o produto. Além disso, se a Empresa considerar a conduta maliciosa, entrará em contato com a polícia, um advogado etc. e tomará as medidas cabíveis.

De acordo com o site, as ações que podem fazer com que a Nintendo se recuse a reparar um produto são:

  • Comentários insultuosos ou denegridores;
  • Intimidação ou ameaças;
  • Invasão de privacidade;
  • Repetir excessivamente o mesmo pedido ou reclamação;
  • Demandas excessivas, como por um reparo gratuito quando a garantia expirou;
  • Comentários difamatórios em redes sociais ou sites
  • Exigir um pedido de desculpas da Nintendo ou de sua equipe sem motivo razoável;

Membro das Relações Públicas da Nintendo complementa à Kyodo News:

Tomamos a decisão depois de concluir que nossos clientes entenderiam por causa da reputação que construímos de responder fielmente a eles

De acordo com o relatório da Kyodo News, não há lei contra clientes que assediam funcionários no Japão, mas algumas empresas vêm incorporando regras antiassédio em seus termos e condições. A decisão da Nintendo foi elogiada por um funcionário do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, o funcionário diz que algumas corporações começaram a tomar uma postura resoluta contra o problema, o que é eficaz.

Por outro lado, o professor de psicologia social da Universidade de Kansai, Hiromi Ikeuchi, acrescenta que nos últimos anos, as postagens nas mídias sociais tornaram visível o assédio a que vários setores estão expostos, e as atitudes dos consumidores também estão mudando. E, como resultado, a Nintendo conseguiu acompanhar os tempos com sucesso, tomando uma decisão que a sociedade estava pronta para aceitar.

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