França vai criar visto especial para atletas de esports
Os jogadores poderão solicitar o visto dedicado a "talentos" para competir na França
19/01/2023
Na última terça-feira (17), Amélia Oudéa-Castéra, Ministra dos Esportes da França, anunciou a criação de um visto especial para atletas de esports. Com isso, jogadores profissionais estrangeiros vão ter mais facilidade para atuar em território francês em caso de contratação por uma equipe do país.
A instrução interministerial permite a utilização do passaporte de talentos para desportistas de alto nível. Antes, isso só era possível através do visto de turismo ou trabalho.
A França vem trabalhando para construir um "ecossistema nacional de esports" para regular a indústria. O plano, que deve ser anunciando no verão europeu, visa apoiar práticas amadores, remover de obstáculos ao esporte e a promover grandes eventos.
Ce matin, en concertation avec l'écosystème qui compte parmi les ?dynamiques au ? et avec cette même volonté de structurer la filière, un plan d'actions global qui vise à actualiser et dynamiser la stratégie nationale esport 2020-2025 a été validé :
? Amélie Oudéa-Castéra (@AOC1978) January 16, 2023
? https://t.co/9GsDPRvBgg pic.twitter.com/1ocHwBSfqf
- Lançar uma missão para pré-configurar uma estrutura de direção para a estratégia nacional de esports envolvendo atores públicos e privados;
- Promover o acompanhamento e desenvolvimento da prática nos territórios de forma responsável, legível e colegial;
- Fortalecer o dinamismo da França e sua atratividade por meio da publicação de uma instrução interministerial permitindo o uso do passaporte de talentos "renomados internacionalmente" para esportes eletrônicos de alto nível;
- Constituir um comitê de licitação responsável por desenvolver e apresentar um projeto na primavera de 2023 para sediar, na França no final de 2024, a Semana de Esports Olímpicos.
No ano passado, Emmanuel Macron, presidente da França, já havia demonstrado interesse em transformar o país em uma "grande nação de esports" e declarou que pretende trabalhar para que os esports tenham conexão com as Olimpíadas de Paris 2024.
Concomitante com as Olímpiadas, haverá a "Semana de Esports Olímpicos" a ser disputada na França. Contudo, não temos ainda informações mais detalhadas sobre o evento.