Deputado Zé Trovão pede a suspensão de jogos violentos no Brasil
Parlamentar acredita que videogames teriam ligação com o recente ataque em uma creche de Blumenau, em Santa Catarina

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) enviou um pedido ao Governo Federal para suspender "jogos violentos" no Brasil por 30 dias. O parlamentar entende existir uma conexão entre os videogames e o atentado à creche que vitimou quatro crianças de Blumenau, em Santa Catarina, algo já descartado pela Polícia Civil do estado.
O pedido foi feito ao Ministério da Justiça, presidido por Flávio Dino (PSB-MA), na última segunda-feira (10) e sugere a suspensão temporária de jogos eletrônicos considerados violentos para as autoridades investigarem sua relação com a violência, "com vistas a possíveis medidas regulatórias".
Apesar do pedido de Zé Trovão, a suposta ligação do criminoso com videogames surgiu como um boato de internet. A Polícia Civil de Santa Catarina revelou que não encontrou vínculos com jogos eletrônicos no celular do assassino e que, para além disso, vale ressaltar que não existem estudos que relacionam o ato de jogar videogames com ações violentas em escolas.
O debate público sobre ataques violentos em escolas tem sido utilizado para atacar videogames, que costumam ser alvo de grupos conservadores desde o seu surgimento.
