BIG Festival quebra recordes na 11ª edição do evento
Em reportagens internacionais, importância do evento foi destacada, sendo comparado ao Summer Game Fest
06/07/2023
O BIG Festival é uma convenção exuberante, entusiasmada e cheia de energia e tem algo a ensinar a outros grandes eventos de jogos.
O maior festival de jogos da América Latina, estabeleceu novos padrões em 2023. A 11ª edição do evento, que ocorreu de 28 de junho a 2 de julho, tornou-se a mais grandiosa até hoje, atraindo mais de 50 mil entusiastas de jogos durante o festival.
O sucesso do evento fez com que as datas para 2024 já fossem definidas. O próximo BIG Festival ocorrerá de 26 a 30 de junho no São Paulo Expo, com a previsão de um aumento contínuo de público, jogos e empresas participantes.
De acordo com informações divulgadas pela organização, em 2023, o BIG Festival facilitou mais de 8 mil pedidos de reuniões de empresas da indústria. No total, o festival acolheu 725 empresas de 56 países, incluindo 482 brasileiras, e 1.486 profissionais do setor. Além disso, através da Plataforma de Negócios do BIG Festival, mais de 900 jogos foram apresentados para oportunidades de negócios. Gustavo Steinberg, diretor do BIG Festival, chegou a comentar que:
"O BIG Festival provou mais uma vez ser um centro de oportunidades no mercado de jogos. Diversos recordes foram batidos e, com o aumento no número de empresas, profissionais e pedidos de reuniões em relação ao ano anterior, esperamos também superar o recorde em novas perspectivas de negócios, que foi de US$ 100 milhões na edição passada"
O BIG Festival 2023 também será lembrado por apresentar ao Brasil o lançamento global de dois jogos da Atari: Quantum: Recharged e Haunted House, além do lançamento mundial do trailer de Martial Arts Tycoon: Brazil, da Good Dog Studios, liderada por Chance Glasco. Ao todo, o evento acolheu 156 publishers, mais de 240 títulos, mais de 50 lançamentos e mais de 130 estúdios com jogos disponíveis para jogar.
Os frequentadores do festival tiveram a oportunidade de interagir com mais de 1.100 influenciadores, participar de mais de 30 sessões de Meet & Greet e assistir a mais de 256 palestras em 200 horas de programação.
Veja também:
Os dados sobre o alcance dos influenciadores ainda estão sendo compilados, mas já ultrapassam a marca de 800 milhões de alcance potencial. E todos esses números não foram ignorados pelos jornalistas internacionais. Dom Peppiatt, editor chefe da VG247, chegou a dizer, em nota, que:
"Então, que diferença é chegar ao BIG festival do Brasil. Situado em um centro de convenções em São Paulo, este evento massivo - o maior festival de jogos da América Latina desde 2012 - tem o que eu sinto que tem faltado nesses outros eventos de jogos por um tempo. Andando pelo salão de exposições, há um sentimento de empolgação e entusiasmo, um entendimento do que torna os jogos ótimos, divertidos e sociais. É semelhante à Gamescom, mas com aquele inegável sabor latino-americano."
Em outro momento, Peppiatt chegou a falar sobre o que o evento tem a ensinar à outros, como o Summer Game Fest:
Esqueça o Summer Game Fest: para encontrar o verdadeiro sucessor do E3, talvez seja necessário procurar fora dos Estados Unidos.
Nas redes sociais, o festival atingiu aproximadamente 20 milhões de usuários impactados pelo BIG Festival e mais de 8 mil menções ao evento em diferentes redes. O site oficial do BIG teve mais de 800 mil visitas durante sua 11ª edição, englobando conteúdos B2B e B2C.
O BIG Festival 2023 transmitiu as palestras e discussões ao vivo pelo YouTube e pela Twitch, no canal do The Enemy. Foram mais de 2 mil horas de exibição e mais de 750 mil visualizações nas duas plataformas. O BIG Awards, a cerimônia de premiação do festival, também foi transmitida no Steam, destacando-se em todo o mundo, acumulando mais de 1,6 milhão de impressões.
Para aqueles que não conseguiram participar do evento ao vivo, o BIG online está disponível na internet, com várias demos de jogos e a maioria das palestras disponíveis com tradução simultânea.