USP se torna a primeira universidade do Brasil a ter prédio no metaverso
Universidade de São Paulo agora possui um prédio totalmente virtual
28/07/2023
A Universidade de São Paulo (USP), se tornou a primeira universidade pública brasileira a possuir um terreno no metaverso. Através de uma parceria entre universidade e o metaverso da USM firmada em 2022, a USP passou a ter um prédio próprio dentro da plataforma.
O espaço permite que a USP realize interações como reuniões e workshops em uma área totalmente digital. De acordo com Marcos Simplicio Jr., professor da USP, é a primeira vez que a universidade conta com um NFT em seu patrimônio.
USP has started construction in @USMverse. Have a visit and take a photo. We are looking forward to the upcoming final version! https://t.co/jAVZZwe04h #USM #Metaverse ???? https://t.co/lCW2Jk7ffs pic.twitter.com/fvqiOTzURv
? USMLab.bab (@USMverse) July 12, 2023
Porém, o anúncio vem um momento difícil para o metaverso, que sofre para se manter com um número extremamente baixo de usuários e valores que não são nada convidativos para grande parte da população. Além disso, as antes caríssimas NFTs passaram por uma grande desvalorização nos últimos meses, com o valor das peças saindo da casa dos milhões para alguns poucos milhares de reais.
USP é uma das melhores universidades do mundo
A Universidade de São Paulo recentemente voltou ao posto de Melhor Universidade da América Latina, ficando em 85º lugar entre as 100 melhores instituições de ensino do mundo de acordo com o QS World University Ranking. A posição da USP representa um salto de 30 posições em relação a edição anterior do ranking, que colocava a universidade na 115º posição.