Publicidade
SBT Games

Review: WarioWare: Move it! vale a pena? Confira análise do game

Com muita criatividade, a franquia WarioWare brilha ao usar os controles de forma inusitada e cativante

Review WarioWare: Move It!

11/11/2023

Publicidade

As coletâneas de minigames sempre marcaram presença no mundo dos games, especialmente quando falamos sobre a Nintendo. Mas aqui vamos falar sobre os microgames. Desde o lançamento do pioneiro WarioWare, Inc. para Game Boy Advance em 2003, até o recente lançamento do WarioWare: Move It para o Nintendo Switch em 2023, Wario se estabeleceu como uma figura dominante nesse gênero excêntrico e cartunesco.

Com uma coleção de cerca de dez jogos até o momento, a franquia continua vibrante e livre da repetição, trazendo alguns dos microgames mais criativos e divertidos já vistos. Confira nossa análise sobre WarioWare: Move it!.

Divertido e "muito louco" na medida certa

A jogabilidade de WarioWare: Move it! é única e introduz um controle direto sobre os personagens dentro dos microgames. O jogo busca trazer aquela essência de reunir a família e amigos na sala para jogar um multiplayer local que rende boas risadas.

Goro Abe, membro da equipe original, retornou como diretor do projeto, desta vez ao lado de Waki Shigeta, que substituiu Taku Sugioka. Ambos os títulos exibem alguns dos trabalhos mais inspiradores da renomada desenvolvedora Intelligent Systems, garantindo diversão do início ao fim.

Não é coincidência que este seja a primeira continuação direta na série. Move It! carrega muito do espírito de Smooth Moves, o que já é um excelente indicativo do que se pode esperar: se você gosta de uma dose generosa de humor aliada a controles de movimento, este jogo é definitivamente para você.

Microgames para dar e vender

WarioWare: Move It! apresenta uma combinação divertida de gráficos animados ao estilo anime e microjogos absurdamente engraçados. Alguns deles são tão hilários que nos fazem perguntar como alguém pôde ter tamanha criatividade.

O jogo acerta em cheio ao disponibilizar um modo história que pode ser jogado por até dois jogadores, além de outros modos que comportam de uma a quatro pessoas. Essa abordagem é bastante atrativa, pois atende tanto àqueles que jogam principalmente sozinhos, com ocasionais encontros com amigos e familiares, quanto àqueles que frequentemente têm a companhia de pelo menos uma pessoa para compartilhar a diversão.

Os mais de 200 microgames incluídos em Move It! estão facilmente entre os melhores da série. Para aqueles que nunca experimentaram um jogo da franquia, é importante saber que seu encanto está na combinação de elementos de jogos de ritmo, agilidade nos reflexos e raciocínio rápido.

À medida que o ritmo da música aumenta, você é instruído a adotar uma pose específica com os joy-cons, seguido de um comando rápido como "Limpe! Copie! Resgate!" ou algo do tipo, tendo apenas alguns segundos para observar as imagens, compreender o contexto e agir.

As situações frequentemente beiram o ridículo e é impossível prever o que virá a seguir, tornando a primeira vez que se completa o jogo particularmente prazerosa.

Performance e fator replay

WarioWare: Move It! é um jogo que ocupa pouco espaço (1.3 GB) e está muito bem otimizado, livre de problemas de desempenho. Merece destaque o desempenho na sincronização entre os Joy-Con e o console, que é impressionante.

Muitos jogos requerem movimentos rápidos e intensos, e a transição entre um minijogo e outro ocorre de forma muito ágil. Neste cenário, pode-se afirmar que os movimentos são captados com fluidez e sem perder a sincronia com o Nintendo Switch.

Alguns movimentos acabam não sendo captados quando são muito complexos, mas no geral, você não terá problemas com isso.

Assim como os minigames são bastante curtos, a campanha do jogo também é de curta duração. Em cerca de duas horas, você já estará vendo os créditos finais. Apesar disso, a diversão do jogo é garantida, tendo um dos melhores fatores replay (se você estiver jogando com mais gente).

WarioWare: Move It! vale a pena?

A decisão de investir no jogo depende muito das suas prioridades. Caso tenha recursos disponíveis, você descobrirá que este jogo talvez represente o melhor uso de controles de movimento desta geração, incentivando-o a mover os Joy-con de maneiras que você nunca pensou serem possíveis.

O elenco extremamente carismático se destaca em cenas divertidas e encantadoras entre as fases. Este título é um exemplo do esmero e atenção aos detalhes que se espera das melhores produções da Nintendo, com uma jogabilidade exemplar e impecável.

Se você terá mais gente pra jogar, vai fundo, você irá se divertir com o título. Para jogadores que estarão sozinhos nesta empreitada, é melhor repensar e ver quais jogos do Nintendo Switch ainda não estão em sua galeria.

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade