Publicidade
SBT Games

CBLOL Academy: Liga terá circuito semiaberto e integração com Tier 3

Além das novidades anunciadas, outro ponto importante para o Academy a partir de 2024 será a realização de um torneio inter regional.

CBLOL Academy Troféu

30/11/2023

Publicidade

Nesta quinta-feira (30), a Riot Games anunciou mais novidades sobre o CBLOL Academy, válidas a partir de 2024. Além do torneio inter regional, que já havia sido anunciado mais cedo neste ano, a publisher informou que o campeonato terá circuito semiaberto e com integração com a terceira divisão, algo inédito até então.

A partir do ano que vem, o CBLOL Academy terá 12 times na disputa, dois a mais do que a quantidade original desde a implementação do sistema de franquias. Essas equipes extras virão de qualificatórias, a partir de torneios que já existem e que receberão apoio da Riot Games a partir do ano que vem.

Desde o começo das Franquias, em 2021, o circuito estava totalmente fechado para equipes de fora. Somente ao adquirir uma vaga dentro do sistema uma equipe poderia então disputar os campeonatos oficiais da Riot Games no Brasil, disputando vagas aos torneios internacionais, MSI e Worlds, além de ter um elenco no Academy.

Outra novidade para a próxima temporada é que a Riot Games não mais obrigará os times das Franquias a terem elencos no Academy, algo que já era válido na América do Norte, por exemplo.

Apesar dessa possibilidade, a Riot Games informou através de comunicado à imprensa, que caso um dos parceiros da Liga opte por não ter mais uma equipe no Academy, a organização ainda estará apoiando a base de jogadores, com contribuições financeiras com o fundo de desenvolvimento da liga.

Contudo, vale lembrar que, quando a medida foi implementada na América do Norte, os jogadores realizaram uma greve contra a iniciativa e gerou problemas, como a Riot ameaçando começar o campeonato sem os principais jogadores. No fim, um acordo entre a Associação de Jogadores e a Riot Games impediu a greve, o que pôde dar início ao 2º split da LCS deste ano. Mesmo assim, o cenário competitivo da região passa por uma grave crise, com a LCS diminuindo o número de equipes para o ano que vem, de dez para oito.

CBOLÃO: O elenco da INTZ 2016, o Exódia, disputará o torneio

+ Próximo mundial de LoL será no Reino Unido

+ CBLOL 2024: paiN acerta chegada do suporte, Kuri, diz site

Para 2024, o circuito Academy ganhará mais emoção das disputas, já que conforme já anunciado em maio pela Riot Games, os melhores times do CBLOL Academy vão disputar um torneio internacional com outras equipes de desenvolvimento do LATAM e América do Norte, a NACL.

Ainda no comunicado, a Riot Games prometeu mais novidades sobre a próxima temporada nas próximas semanas.

Veja também: CBOLÃO: Equipe de CoreJJ estreia contra monochampions do Full Clear

Publicidade
Publicidade

Veja também

Publicidade
Publicidade