Estúdio responsável por lançamento conturbado anuncia falência
Após controvérsias, queda de popularidade e dificuldades financeiras, o estúdio Fntastic anuncia sua falência, deixando o futuro de The Day Before e Propnight no limbo
11/12/2023
Após o lançamento antecipado de The Day Before, a Fntastic anunciou sua falência nas redes sociais, indicando que o jogo não teve sucesso financeiro. Em comunicado, a empresa explicou que está usando toda a receita para pagar dívidas com a equipe. Eles asseguraram que os servidores permanecerão ativos, mas o futuro do jogo e do projeto Propnight é incerto.
Official statement. #fntastic #thedaybefore #propnight pic.twitter.com/AKcRHeIaIW
? Fntastic (@FntasticHQ) December 11, 2023
O lançamento controverso de The Day Before viu uma queda significativa na contagem de jogadores em apenas quatro dias, entrando para a lista dos 10 jogos com as piores avaliações do Steam. Jogadores ficaram insatisfeitos com bugs, problemas de servidor e a percepção de que o jogo entregue diferiu do anunciado como um MMO de sobrevivência em mundo aberto, sendo mais um jogo de tiro padrão.
+ Epic Games anuncia demissão em massa e centenas de funcionários serão demitidos
+ CD Projekt demite 29 funcionários de estúdio responsável por Project Sirius
Além disso, o histórico conturbado do estúdio, com acusações de plágio e controvérsias legais, adicionou complicações à trajetória do jogo. Em 2022, a Fntastic também enfrentou alegações de uso de trabalhadores não remunerados, gerando debates sobre seus valores e práticas.