Brasil é o melhor lugar para um torneio internacional de esports
Final histórica do Six Invitational agitou o Ginásio do Ibirapuera e bateu recorde de audiência no Rainbow Six Siege
26/02/2024
Neste domingo (25), o clima no Six Invitational estava diferente. O Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, teve lotação máxima para celebrar o Rainbow Six Siege e o Brasil em uma final histórica entre FaZe Clan e W7M Esports.
O dia foi muito mais do que uma final, tanto por seu significado quanto pelas atividades que a antecederam.
Dia de final
Mesmo na parte externa, sob um calor um pouco abafado de verão, a alegria dos fãs era mais forte que qualquer Sol. Havia uma grande fila para o meet and greet com grandes jogadores e influenciadores do cenário e logo ao lado outra fila para os fãs testarem a nova atualização do game antes de seu lançamento. Cosplayers tirando fotos e diversos fãs garantindo lembrancinhas na loja do evento. Confira abaixo um pouco das atividades disponíveis:
Para ter uma ideia, o lendário Psycho, da Ninjas in Pyjamas, passou a tarde inteira dando atenção para a torcida - e às 20h ainda estava atendendo uma fila de fãs.
E dali mesmo da área externa dava para ouvir os berros apaixonados de quem já tinha entrado no Ginásio no começo da tarde para acompanhar o showmatch de influenciadores brasileiros, como Zigueira, Razah e Kamikaze, contra uma equipe de gringos influencers. A brincadeira foi muito irreverente e aqueceu o coração da torcida, que foi entrando aos poucos para assistiu ao showmatch e a apresentação da música tema do torneio: "We Move As One".
O tempo passou muito rápido nesta tarde e camisas da seleção Brasileira se tornavam neon na iluminação do local foram chegando e se destacavam. E em final de BR contra BR, torcer pelo país era a escolha mais tranquila. Torcida simplesmente por um espetáculo, de preferência avançado até o quinto mapa para durar mais.
A final de FaZe Clan x W7M Esports
A disputa começou no mapa Oregon, local escolhido pela FaZe, que provou ter estudado bem o local a ponto de abrir uma vantagem de 6 a 0. Mas seus adversários reagiram e marcaram um ponto, mas não deu pra reagir o suficiente pra virar. O placar fechou em 7 a 1 pra FaZe.
Em seguida, os times se enfrentaram no Banks. Dessa vez a W7M garantiu sua primeira vitória, mas ela não veio fácil, fechando em 7 a 5. O mapa do desempate foi Skyscraper, que a FaZe levou a melhor por 7 a 5.
A W7M lutou muito para chegar até aqui e correu atrás de um novo embate em Border. Começou o mapa em vantagem e venceu por 7 a 4.
Pronto, não tinha cenário melhor para uma grande final de brasileiros no Brasil, e com direito ao primeiro embate entre irmãos gêmeos em times opostos em uma final. Nighthaven foi a arena da decisão, valendo a marreta.
FaZe abriu o placar garantindo logo um 2 a 0 de vantagem e foi dominante na maior parte dos round até o matchpoint. Porém, empacou em um 6 a 1 com grande dificuldade de fechar. O time adversário soube trabalhar bem para se aproximar. E a energia na arquibancada estava impressionante, com cada vez mais torcedores de pé vibrando ao ver uma virada histórica se aproximando e pedindo pelo overtime.
A W7M seguiu seu bom ritmo com o apoio massivo da torcida a "empurrando" e fechou a partida em 8 a 6. O time ganhou o Six Invitational 2024 com mais de 521 mil espectadores e o recorde de maior audiência da história dos torneios internacionais de Rainbow Six Siege.
Eventos do Rainbow Six com as maiores audiências da história:
? ATUALIZADO (@R6BRatualizado) February 26, 2024
#1 ?? SI 2024 - 521.300
#2 ?? SI 2018 - 316.096
#3 ?? SI 2019 - 315.240
#4 ?? SI 2021 - 306.494
#5 ?? SI 2020 - 303.155
#6 ?? SI 2022 - 272.714
#7 ?? Major Raleigh - 268.650
#8 ?? Major Paris - 257.312
#9 ?? PL S8 -? pic.twitter.com/Fnj9xFJG1U
Reencontro dos gêmeos e atitude de ouro de nade
Com os irmãos jogando em lados opostos, apenas um ia vencer. E a atitude de nade após sua vitória não poderia ser mais incrível. O jogador simplesmente esqueceu seu time, o palco, a marreta e a torcida por uns minutos e focou no irmão.
INDEPENDENTE, IRMÃO PARA A HISTÓRIA: @HANDY_R6 E @NADE_R6, VOCÊS SÃO GIGANTES!!!!!!!!!!!!!!!!!#SIXINVITATIONAL pic.twitter.com/ybXpGopulC
? R6 Esports Brasil ?? (@R6esportsBR) February 26, 2024
Em um momento extremamente emocionante, nade focou em verificar como Handyy estava e o abraçou, falou palavras de motivação e caminhou com o irmão em volta do palco chamando o público para vibrar por ele. E o SBT Games conversou com o jogador sobre o que passou por sua cabeça naquele momento. Ele afirmou ter demorado um pouco para acreditar na vitória, mas que amava muito o irmão e sabia que precisava consolar ele de alguma forma.
"Sinto pelo meu irmão, por ele não ter conquistado o título, ainda mais [a vitória] ter sido em cima dele. Sei como deve ser difícil perder uma partida que tava a um round pra ganhar. Ele tava chorando muito. Eu abracei ele e ele falava "faltava um round, faltava um round" e eu falei pra ele que não tinha porque ficar triste, que ele tinha que ter orgulho do que ele fez, da trajetória dele, do time dele, que ele tinha que confiar nele e que eu tinha muito orgulho dele e que um dia ele ainda vai conquistar o que ele almeja."
Nade também nos contou que tem vontade de jogar junto com o irmão em um mesmo time um dia. Porém, ainda não é o momento.
Veja também:
O Six Invitational 2024 aconteceu de 13 a 25 de fevereiro, com a fase final entre 23 e 25 de fevereiro em formato presencial no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.